NOTÍCIAS

Cultura | 08.12.13 - 10h00

Prefeito abre Ciclo Natalino do Recife

[caption id="attachment_41485" align="aligncenter" width="680"] Inauguração da iluminação, shows e ciclofaixa noturna marcaram o início dos festejos de Natal neste sábado (7). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio acendeu simbolicamente, na noite deste sábado (7), as luzes da árvore de Natal de 22,5 metros instalada no Cais da Alfândega, abrindo oficialmente as comemorações do Ciclo Natalino do Recife. O início dos festejos também foi marcado por uma queima de fogos, seguida de uma apresentação da Banda Sinfônica da Cidade do Recife - ainda estão programados para esta noite o Coral Edgard Moraes e o grupo SaGRAMA. Ao todo, 30 polos (14 oficiais e 16 comunitários) receberão cerca de 260 apresentações, em sua maioria de artistas da terra, até o dia 6 e janeiro de 2014. Um das mais antigas manifestações culturais da cidade, com 148 anos, o Presépio dos Irmãos Valença foi escolhido para ser homenageado.

Com o tema A Natureza Ilumina o Recife, a decoração natalina vai embelezar 21 áreas da capital pernambucana, tornando o Natal 2013 o mais inclusivo e participativo da história. São ruas, praças e pontes que estão ganhando totens de pássaros, flores tropicais e fios de luz. Até o dia 14 de dezembro a Prefeitura terá instalado toda a decoração. No ano passado, oito pontos receberam ornamentação do tipo.

Veja programação Ciclo Natalino - Polos Oficiais
Veja programação Ciclo Natalino - Polos Comunitários

“Este ano é o Recife que enfeita o Recife. A Prefeitura está fazendo a sua parte e a população está muito satisfeita. A decoração está muito bonita. Além disso, também temos artistas da nossa terra na programação de todo o ciclo. Espero que as pessoas aproveitem muito o Natal e que possamos entrar em 2014 com muita felicidade e paz”, destacou Geraldo Julio, que estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Mello, do vice-prefeito Luciano Siqueira e de sua esposa, Luci.

A árvore do Cais da Alfândega é composta de molduras de vários pássaros e flores, que totalizam 570 elementos. Em sua base, foi instalada uma peça de acrílico onde foram expostas 90 ilustrações selecionadas nas oficinas de desenho que aconteceram no mês de novembro em alguns bairros da cidade.

[caption id="attachment_41484" align="aligncenter" width="680"] Prefeito ressaltou que a valorização dos artistas locais na programação do Ciclo Natalino. (Foto: Andréa Rêgo Barros)[/caption]

Quem for ao cais à noite, de quinta a domingo, a partir das 18 horas, também poderá ver as imagens da decoração natalina projetadas na fachada do Paço Alfândega. "A Prefeitura mais uma vez cumpre seu compromisso de valorizar a cultura da nossa terra, e, acima de tudo, a alegria de confraternizar, de comemorar uma época tão bonita como o Natal", afirmou a secretária de Cultura, Lêda Alves.

Na execução do projeto no Cais da Alfândega também serão utilizados 1.400 pallets para montar um espaço de convivência, que funcionará como arquibancada para as pessoas circularem e assistirem às atrações, e também ao vídeo mapping (projeção) na fachada do Paço. Na mesma localidade, dois mil strobos iluminam o Rio Capibaribe. As pontes do centro do Recife ganharão cores: a Duarte Coelho, azul; a Buarque de Macedo, laranja e a Maurício de Nassau, vermelha. Já os elementos brancos instalados nas pontes e inspirados em pássaros e plantas refletem no espelho d’água criando um belo efeito.

DECORAÇÃO - Além do Cais da Alfândega, oito árvores estarão espalhadas pela cidade, inclusive no Parque Dona Lindu. Ali foi erguido um flamboyant estilizado de 12 metros, cercado por ícones e totens simbolizando pássaros e flores. O piso de pallets de várias alturas ilumina toda a parte de baixo. A Avenida Agamenon Magalhães, na altura do Hospital Português, será tomada por uma grande revoada de pássaros azuis de vários tamanhos e formas. A partir do segundo semáforo, a via será iluminada por snowings de LED em tubos, com movimento e luzes coloridas em vermelho, amarelo e verde.



Já na iluminação das Avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda e das ruas do Sol, Bom Jesus e da Aurora, as arquitetas responsáveis pelo projeto foram buscar inspiração nas gambiarras das festas populares. Os fios de luz, convergindo para o Marco Zero, contam com três mil globos de luz, causando um belo efeito luminoso a partir de um elemento cenográfico simples.

Na Praça do Arsenal, um grande móbile com 56 pássaros, medindo mais de seis metros, se destaca sobre a fonte, entre as luzes de strobo e snowing nas árvores, que lembram gotas de cristais ou pingos de orvalhos, enquanto o Marco Zero recebeu totens iluminados. O Sítio Trindade e seis RPAs (Mustardinha, Morro da Conceição, Praça da Várzea, Coque, Chão de Estrela, Ibura, Lagoa do Araçá) receberam árvores de 10 metros com os ícones de pássaros e flores, além de pisos de pallet iluminados e totens.

Os 21 locais contemplados com a decoração natalina foram: Parque Dona Lindu, Avenida Agamenon Magalhães, Cais da Alfândega, Praça do Arsenal, Marco Zero, Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco, Ruas do Bom Jesus, da Aurora e do Sol, Pontes Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Duarte Coelho, Sítio Trindade, e praças dos bairros do Coque, Chão de Estrelas, Morro da Conceição, Várzea, Mustardinha, Ibura e Lagoa do Araçá.

TEMA - A decoração de Natal do Recife busca valorizar os prédios e estruturas urbanas, reforçar a identidade local e estimular as famílias a aproveitarem ainda mais os espaços públicos. Para isso, o projeto cênico, desenvolvido pelas arquitetas Bete Paes, do escritório A Mão Livre, e Márcia Chamixaes, do Via Arquitetura Iluminação & Design, buscaram inspiração nas festas populares e também nos elementos da cultura, da fauna e da flora do Brasil.

CICLOFAIXA - Para aproveitar a cidade iluminada de uma maneira diferente – além de saudável – a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, está promovendo exclusivamente hoje a Ciclofaixa Noturna do Bem. O percurso foi estrategicamente montado para que os ciclistas pudessem usufruir do trajeto e aproveitar os principais pontos com iluminação de Natal.

A ciclofaixa especial tem 6,3 quilômetros, ligando o Parque da Jaqueira, na Zona Norte da Cidade, ao Cais da Alfândega, no Recife Antigo. A Ciclofaixa Noturna do Bem funcionará até a 1h de amanhã (8). Para celebrar o início deste ciclo, no Parque da Jaqueira, desde às 20h, estão ocorrendo apresentações de pastoril, coral e orquestra.

O roteiro passa pela Avenida Agamenon Magalhães, Rua da Aurora, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Rio Branco, Avenida Marquês de Olinda, Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau e Ponte Duarte Coelho. Os pontos turísticos que podem ser observados no trajeto são: Parque da Jaqueira, Museu do Estado de Pernambuco, Parque 13 de Maio, Teatro de Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Marco Zero e Centro de Artesanato de Pernambuco.

O Parque da Jaqueira é considerado o ponto de apoio da ação, onde foram instalados banheiros químicos, palco e som para a celebração. Como o período natalino é também um momento de solidariedade, houve arrecadação de presentes para doação ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

RÉVEILLON – Cinco polos vão animar a virada de ano do recifense com shows e queima de fogos (cinco toneladas): Boa Viagem, Pina, Casa Amarela, Ibura e Lagoa do Araçá. As apresentações serão de artistas como Titãs, João do Morro, Elba Ramalho, Adilson Ramos, Spok Frevo Orquestra, Patusco e Dudu do Acordeon, entre outros.

Veja programação do Réveillon