NOTÍCIAS

Cultura | 08.12.14 - 12h42

PCR inicia padronização de barracas no entorno do Mercado de São José

A ação aconteceu na noite deste domingo (7) e atendeu a 69 comerciantes da área

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), iniciou, na noite do último domingo (7), o reordenamento de 69 barracas instaladas no entorno do Mercado de São José, no bairro de São José, área central do Recife. O objetivo da ação é garantir a mobilidade das pessoas que passam na localidade e disponibilizar aos cidadãos e os próprios comerciantes um espaço mais organizado e padronizado. A ação é provisória, uma vez que os profissionais vão, ao longo de 2015, para espaços no novo Cais de Santa Rita.

Para que o ordenamento da área fosse feito da melhor maneira possível, foram realizadas 3 reuniões com os comerciantes, especializados em artigos de couro, roupas e panelas. As sugestões foram ouvidas e, dessa forma, o processo de mudança foi tranquilo e benéfico para todos. A partir destes encontros, foi decidido, em comum acordo, que o tamanho dos equipamentos deveria ser reduzido para a metragem de 80 cm x 1.60 m. O não cumprimento do acordo poderá implicar na apreensão dos equipamentos. “Muitas dessas barracas ocupavam o dobro do espaço aceitável pela prefeitura, aumentando consideravelmente a área destinada às vendas e, consequentemente, dificultando a passagem dos pedestres”, explicou a chefe de fiscalização da Semoc, Irajacira Beltrão.

Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, esta ação faz parte da etapa inicial de todo o processo de ordenamento do comércio informal no Centro, desenvolvido pela Prefeitura do Recife desde o começo da gestão. "Já atuamos nas ruas das Calçadas, Matias de Albuquerque e em parte da Rua Direita. Além disso, a reforma já iniciada do Cais de Santa Rita vai transformar o antigo espaço em um local mais seguro e organizado", comentou o gestor. A previsão para a conclusão total do projeto, que será entregue em três etapas e vai abrigar cerca de 400 comerciantes, é 2015.

Vale lembrar que também já foram adquiridos cinco terrenos no Centro do Recife, para destinar os comerciantes cadastrados que atuam nas calçadas da Avenida Conde da Boa Vista e no entorno. Eles estão localizados nas ruas do Riachuelo, da Penha, Sete de Setembro e dois estão na Rua da Saudade. Um outro terreno, na Rua do Giriquiti, está em fase de desapropriação. A entrega desses centros comerciais também é prevista para 2015. É importante ressaltar que todas essas ações são realizadas permeadas pelo diálogo, na busca de uma cidade melhor para os cidadãos e turistas.