NOTÍCIAS

| 09.01.12 - 10h16

Primeiro ensaio de Naná Vasconcelos e batuqueiros dá largada para Carnaval do Recife

[caption id="attachment_12660" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Com participação de dez nações de maracatu e convidados especiais, evento atraiu grande público ao Parque Dona Lindu

Naná Vasconcelos e dez nações de maracatu fizeram muita gente pensar que já é Carnaval no Recife. Mais de seis mil pessoas foram ao Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, neste domingo (08), assistir ao primeiro ensaio da tradicional abertura do Carnaval Multicultural do Recife. O esquente teve ainda a presença de convidados especiais, como Lucas e a Orquestra dos Prazeres, o grupo Voz Nagô e o Maestro Forró.

O percussionista Lucas dos Prazeres abriu a programação apresentando pela segunda vez a Orquestra dos Prazeres, criada por ele. O grupo conta com 16 músicos e é liderado por Lucas que, nesse projeto, estreia como intérprete. No repertório, o artista apresentou músicas como “Zuela” (uma toada de orixá), “Afoxé do Nêgo Véio” em homenagem a Naná Vasconcelos, e “Que nem Jiló”, para lembrar o centenário de Luiz Gonzaga. “Nesses 17 anos de carreira, eu ouvi muita coisa legal, colecionei esses trabalhos que me agradam e comprei instrumentos que eu gosto de tocar. Sempre fiquei me perguntando como seria o som de tudo isso junto e essa é a resposta da minha pergunta”, contou Lucas.

Na sequência, foi a vez do grupo Voz Nagô animar o público. O coro feminino formado por sete mulheres ligadas aos grupos de cultura afro-brasileira do Recife, acompanhado pela Orquestra dos Prazeres, apresentou o ijexá, ritmo dos afoxés, e loas de maracatu. “É magnífico. Estou achando lindo. Vim do Rio de Janeiro com meu marido passar férias aqui e está sendo inesquecível. Já estamos pensando em voltar no Carnaval”, afirmou a administradora de empresa, Suzana Ribeiro.

O auge da programação foi quando Naná Vasconcelos subiu ao palco e deu o comando para os 300 batuqueiros fazerem a festa. O esquente ficou ainda melhor com a participação do Maestro Forró, que tocou alguns frevos no trompete. “É uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura do Recife trazer esse ensaio para o Parque Dona Lindu. Assim a gente dá oportunidade de outro público usufruir da nossa cultura, sem contar que o cenário já é um espetáculo. Estou muito satisfeito”, comentou Naná.

Maracatus participantes - Aurora Africana, Encanto do Pina, Leão da Campina, Oxum Mirim, Raízes de Pai Adão, Estrela Brilhante, Porto Rico, Cambinda Estrela, Gato Preto, Encanto da Alegria.

Abertura do Carnaval – Desde 2002, a Prefeitura do Recife realiza a cerimônia de abertura do Carnaval Multicultural do Recife com nações de maracatu sob o comando do músico Naná Vasconcelos, reconhecido internacionalmente pelo seu talento e originalidade. Ao longo dos anos, outras manifestações da cultura popular também passaram a participar da abertura da folia, criando um grande espetáculo da diversidade cultural pernambucana.