NOTÍCIAS

Cultura | 09.01.14 - 15h36

Redução de homicídios no Recife bate recorde em 2013

[caption id="attachment_42628" align="aligncenter" width="680"] PCR instalou 40 câmeras de videomonitoramento em 13 bairros da cidade. (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Recife registrou, em 2013, a maior redução de homicídios da história. No ano passado, foram 453 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), contra 597 em 2012, o que representa uma redução de 24,69% na taxa, o dobro da meta prevista de 12%. Além disso, a capital obteve 140 dias sem nenhum homicídio, o equivalente a quatro meses e 20 dias, número 79,5% maior do que o de 2012. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (09), durante coletiva de imprensa na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco.

No último ano, a Prefeitura do Recife realizou diversas ações para contribuir com a queda da criminalidade e a prevenção da violência na cidade. Em 2013, a capital, através da Secretaria de Segurança Urbana, ocupou lugar permanente no comitê gestor do Pacto Pela Vida do Governo do Estado e participou de todas as 44 reuniões realizadas durante o ano. Em julho, após receber sugestões de diversos setores da sociedade, lançou o Pacto Pela Vida do Recife, primeiro plano municipal de segurança pública do Brasil.

O esforço da prefeitura para contribuir com a redução da criminalidade foi elogiado pelo secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Frederico Amâncio. “Essa integração colaborou para que avançássemos nas ações de prevenção e possibilitou o alcance desses resultados expressivos . Apesar da Secretaria de Segurança Urbana ser uma pasta nova, já possui um dos trabalhos mais estruturados a nível municipal”, afirmou.

Para 2014, a Secretaria possui uma série de ações programadas para continuar a prevenir a violência. “Vamos inaugurar, até o final do primeiro semestre, um dos carros-chefe do Pacto Pela Vida do Recife, o Compaz. Os dois primeiros ficam nos bairros do Cordeiro e Alto Santa Terezinha e vão oferecer à população mais carente atividades de lazer e esporte, além de serviços como capacitação profissional, mediação de conflitos, entre outros”, explicou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

A Secretaria também iniciou o programa Trampolim que, até outubro deste ano, vai oferecer uma nova oportunidade a 160 jovens com mais de 18 anos egressos da Funase e usuários de liberdade assistida. Os primeiros 38 participantes já concluíram as aulas de representação teatral, técnicas de maquiagem, cidadania, direitos humanos e noções do código de trânsito, sendo posteriormente inseridos no mercado de trabalho.

Outro reforço na segurança da cidade foi a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Guarda Municipal. Entre os benefícios para a categoria está o reajuste de 40% no salário base, a partir de setembro deste ano, e a unificação das gratificações. O concurso público para elevar o efetivo a 2.500 homens será lançado em breve. A prefeitura investiu em equipamentos para a corporação e entregou 12 novas viaturas, entre carros, motos e caminhonetes. Além disso, foram instaladas 40 câmeras de videomonitoramento em 13 bairros da cidade, que reforçaram a segurança em praças, parques e nas proximidades de escolas municipais. As imagens são monitoradas 24 horas por dia, no novo Centro de Operações da prefeitura, inaugurado também em 2013.

A participação popular está sendo estimulada através do programa Eu Amo Meu Bairro, que irá premiar o bairro que mais se destacar na redução de homicídios, evasão escolar, depredação de ônibus, aumento de lixo coletado, arrecadação de IPTU e ampliação de empreendedores individuais. A localidade que mais pontuar receberá R$ 300 mil em obras de equipamentos de convivência, difusão cultural ou atividades esportivas, que serão escolhidas pelos próprios moradores. O anúncio do bairro vencedor será feito nesta sexta-feira (10).