NOTÍCIAS

Cultura | 09.01.14 - 10h00

Representantes da Fifa e do COL elogiam preparação do Recife para a Copa do Mundo

[caption id="attachment_42603" align="aligncenter" width="680"] Comitiva foi recebida pelo prefeito em exercício, Luciano Siqueira, após visitar os CTs do Sport do Náutico e a Arena Pernambuco. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]


O prefeito em exercício do Recife, Luciano Siqueira, recebeu, na tarde desta quarta-feira (08), visita de representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL). Após inspecionarem os CTs do Sport e do Náutico - que funcionarão como Campos Oficiais de Treinamento (COTs) para as seleções que jogarem na cidade - e a Arena Pernambuco, os integrantes da comitiva elogiaram o trabalho da Prefeitura e expressaram confiança na realização de um grande torneio na capital pernambucana.

Durante a visita, foram abordados temas como o Fifa Fan FestTM, o plano de mobilidade para a Arena Pernambuco e as obras de pavimentação dos acessos aos dois CTs, que já estão em fase de licitação e devem ficar prontas no final de maio, com investimentos de R$ 4,1 milhões. “A população será a principal beneficiada com a realização da Copa, que trará resultados muito bons para todo o país. Sem ela, não existiria esse conjunto de intervenções para melhorar a mobilidade urbana, como a Via Mangue e os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste”, afirmou Siqueira.

De acordo com ele, o prefeito Geraldo Julio tem “plena consciência” da importância do evento para o Recife e para o Estado. “A comitiva deu um depoimento muito positivo sobre o envolvimento da Prefeitura com o planejamento das ações relativas à Copa, o que nos deixa otimistas”, apontou Luciano Siqueira, destacando o papel da Arena Pernambuco na criação de um novo polo de desenvolvimento, que vai desafogar o Recife, cidade de apenas 218 km2 que é centro de uma região metropolitana com quase 4 milhões de habitantes.

Participaram do encontro o secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga; o secretário-executivo de Copa e Legado, Danilo Moreira; o diretor da Fifa no Brasil, Ron Delmont; o executivo-chefe do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade; o gerente-geral de Competições, Frederico Nantes; o gerente da sede Recife, Kléber Medeiros; e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.

Experiência - O executivo-chefe Ricardo Trade ficou satisfeito com o que viu durante a visita. “O Recife já teve a experiência da Copa das Confederações e tudo está se encaminhando bem para a Copa do Mundo. Tenho visitado muitas cidades e vejo que o evento está catalizando investimentos, como ampliações de aeroportos e obras de mobilidade, que vão deixar um grande legado para o país”, avaliou.