NOTÍCIAS

| 09.01.14 - 10h44

Sistema Público de Emprego pode ser a oportunidade para um ano novo

Que tal tentar começar o ano novo empregado ? Ou em um novo desafio ? A oportunidade pode estar no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, que faz parte da estrutura da Secretaria de Juventude e Qualificação, da Prefeitura do Recife. Além disso, o trabalhador pode se inscrever para uma das 425 vagas abertas para 17 cursos do Pronatec na área de qualificação profissional, parceria entre o Governo Municipal, Ministério do Desenvolvimento Social e Sistema S.

Munido de Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e PIS, o trabalhador pode se dirigir a uma unidade do Sistema Público de Emprego no Recife. No local, é traçado o perfil do candidato, observando nível de escolaridade e experiência profissional, entre outros aspectos. A partir daí, o Sistema identifica a vaga que melhor se adequa e encaminha o trabalhador para entrevista de emprego. Até o começo de dezembro de 2013, 8.058 trabalhadores se inscreveram. “É difícil um trabalhador passar pelo nosso Sistema Público de Emprego e não conseguir uma colocação. Todos os dias estamos atualizando a oferta de vagas e os dados das empresas já cadastradas, além de trazermos novas empresas para o Sistema”, diz a secretária de Juventude e Qualificação, Marília Arraes. O Sistema Público de Emprego do Recife possui cerca de 30 mil empresas cadastradas. A única exigência para o trabalhador concorrer a uma vaga é residir na capital pernambucana. Em 2013, foram disponibilizadas aproximadamente 12 mil vagas, algumas, inclusive, em outros Estados.

Depois que o trabalhador participa da entrevista de emprego, o Sistema entra em contato com a empresa e com o candidato para saber se houve preenchimento de vaga. Caso tenha ocorrido, a vaga é removida do cadastro. Do contrário, a vaga continua ofertada e o trabalhador é encaminhado para uma outra oportunidade.

Seguro Desemprego - O Sistema Público de Emprego da Prefeitura do Recife também cadastra o trabalhador para receber o Seguro Desemprego. É necessário apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), requerimento da rescisão contratual, comprovante de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e documento com foto. Até o início do mês de dezembro, foram solicitados 19.250 seguros do tipo. Ainda no Sistema é possível emitir o boleto para a restituição de Seguro Desemprego ao Governo Federal.

Atualização do PIS – O Sistema Público de Emprego da Prefeitura do Recife realiza a atualização do Programa de Integração Social (PIS) emitido pela Caixa Econômica Federal.

Cursos do Pronatec – Estão abertas 425 vagas para 17 cursos de qualificação do Programa Nacional de (Pronatec) no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, ligado a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife. As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas e funcionam como pré-matrícula. Depois dessa etapa, os interessados são encaminhados para a rede SENAC, que ministrará os cursos, para a confirmação da matrícula.

Ao comparecer a uma das unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura do Recife, é necessário portar documentos originais e xerox da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (exigência de ensino fundamental completo).

Promotor de vendas, vendedor, recepcionista em serviços de saúde, operador de telemarketing e almoxarife são alguns dos cursos que possuem carga horária de 160 a 240 horas/aula. Os cursos são para moradores do Recife com mais de 16 anos e são gratuitos.

Serviço:
Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – Prefeitura do Recife
Horário de funcionamento das unidades: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
Bairro do Recife- Avenida Rio Branco, 155
Afogados - Estrada dos Remédios, 162
Casa Amarela - Centro Público de Casa Amarela, na Avenida Norte, nº 5600, (será reativado ainda em janeiro)
Telefone: 3355-2900