Prefeito e ministro da Educação autorizam construção de Escola de Referência no Recife
O equipamento ficará no bairro da Mangabeira e vai oferecer o melhor
em infraestrutura para as atividades pedagógicas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Começa a sair do papel mais um compromisso do Programa de Governo do prefeito Geraldo Julio. A partir de 2016, o bairro da Mangabeira terá uma Escola de Referência de alto padrão construída pela Prefeitura do Recife com recursos do tesouro municipal e do governo federal. A autorização para o início das obras foi assinada, na manhã desta sexta-feira (9), pelo prefeito e o ministro da Educação, Cid Gomes, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Ribeiro, no Cordeiro. Na ocasião, o ministro conheceu o modelo de gestão implantado na educação da cidade, através de uma exposição do Programa Robótica na Escola, com os Robôs Humanóides e de peças LEGO; a mesa interativa, que ajuda na alfabetização das crianças e os tablets.
Depois de assinar a OS, o prefeito Geraldo Julio enalteceu a parceria com o Ministério da Educação e reforçou que "quando se atua em conjunto, quem sai ganhando é o povo". O gestor explicou ainda porque o bairro da Mangabeira foi escolhido para receber a ação. "Esse é um bairro que ainda precisa de muita infraestrutura. O levantamento que a gente fez na cidade, aponta a necessidade de novas vagas para ensino fundamental II nessa localidade. Por isso, foi o escolhido. Essa será uma escola de alto padrão, que tem tudo o que precisa para a criança sair bem formada", finalizou.
O ministro da Educação, Cid Gomes, conheceu ainda as instalações do Cmei Darcy Ribeiro, que representa o novo padrão de qualidade implementado pela gestão nos sete Cmeis entregues nos últimos dois anos, quando foram investidos mais de R$ 12 milhões nesses centros. O ministro viu os pequenos escreverem, através das mesas interativas que auxiliam na alfabetização, seu nome. "É fundamental que a gente ensine as crianças o mais breve possível a ler e escrever. Qualquer tecnologia inovadora, moderna, que ajude e apresse esse processo é muito boa. E a gente percebe que o Recife tem introduzido essas tecnologias já em centros de educação infantil, o que contribuirá para despertar nas crianças a curiosidade pelo conhecimento", afirmou Cid Gomes.
A Escola de Referência da Mangabeira, que será construída em parceria com o governo federal, contará com investimento de R$ 5,5 milhões, sendo R$ 3,5 milhão da PCR e R$ 2 milhões do Ministério da Educação (MEC). Além dessa, no segundo semestre de 2014, a Prefeitura iniciou a construção de uma escola de referência no Jiquiá. O investimento foi de R$ 5,2 milhão, com recursos próprios do município. Os dois locais serão equipados, cada um, com 12 salas de aula para turmas do 6° ao 9° ano (Ensino Fundamental II), quadra poliesportiva, laboratórios de ciências e informática, cozinha e refeitório; tudo com acessibilidade.
Presente ao ato, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, também mostrou a Cid Gomes os jogos de raciocínio da Mind Lab utilizados em creches e escolas da Rede Municipal. O Programa Mente Inovadora, desenvolvido em parceria com a Mind Lab, promove atividades multidisciplinares que estimulam os estudantes a pensar de forma criativa, refletir antes de tomar decisões, controlar as emoções, competir de maneira saudável", disse Jorge Vieira. Quem também fez questão de detalhar como se programa os robôs de peças LEGO e os robôs humanóides, batizados de NAO, para o ministro, foi Ryan Vinícius Morais, 13 anos. O estudante é aluno da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus e viajou para a Rússia, onde participou da Olimpíada Mundial de Robótica (WRO). Ele e um colega foram os únicos do Ensino Fundamental na equipe brasileira que foi para a competição.
Nos últimos dois anos, a PCR investiu mais de R$ 130 milhões na educação, um recorde histórico, maior que a soma dos investimentos feitos nos 12 anos anteriores.
Outras ações da PCR na área de educação apresentadas ao ministro:
PROLER
A pré-escola é uma das prioridades da PCR porque é justamente nos grupos 4 e 5 da Educação Infantil que a Secretaria de Educação do Recife está iniciando o processo de alfabetização. Os alunos das escolas municipais vão aprender a ler até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo MEC. Esse é o objetivo do ProLer, lançado em fevereiro de 2014. Através do programa, as crianças começam a ter contato com a leitura já aos 4 anos. Computadores coloridos e com jogos pedagógicos ajudam os professores nas atividades com os pequenos leitores. O programa envolve 30 mil estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Um importante equipamento que auxilia os professores no processo de alfabetização são as mesas interativas implementadas em parceria com a Positivo Informática. No total, já foram instalados 273 mesas na Rede Municipal, distribuídas em 69 escolas, oito Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs) e na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire.
REFORMAS E NOVAS SEDES
A Prefeitura do Recife tem investido bastante na melhoria da estrutura das unidades de ensino. No total, 239 escolas receberam manutenção preventiva e corretiva, totalizando um investimento de mais de R$ 21 milhões. Como muitas escolas antigas foram construídas em terrenos inadequados e sem espaço suficiente, ao invés de reformar as unidades de ensino, a PCR optou por construir novas sedes, em outro espaço e com alto padrão de qualidade estrutural. Sete escolas estão em obras para ganharem novas sedes, com um investimento de mais de R$ 12 milhões. Em dezembro, a primeira a ter o novo espaço inaugurado foi a Escola João Francisco de Souza, na UR-7 - Várzea, que custou R$ 1,5 milhão. Em 2015, serão inauguradas as novas sedes de outras seis escolas.
TECNOLOGIA
Robótica
No CMEI Darcy Ribeiro, o ministro também vai conhecer um pouco do Programa Robótica na Escola, através do qual alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II da Rede Municipal aprendem robótica desde 2014. Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com duas linhas de trabalho: a dos robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM e a da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas e eletrônicas. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação (Cetec) ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 20 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs.
O primeiro resultado prático do programa Robótica na Escola foi a vitória de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco no nível 1 (Ensino Fundamental) da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os três estudantes ficaram em primeiro lugar e se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos, no interior de São Paulo. Na final, a equipe ficou no 13º lugar entre 24 competidores. O aprendizado da robótica também proporcionou aos alunos uma experiência internacional. Dois estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife viajaram em novembro para a Rússia, onde participam da Olimpíada Mundial de Robótica (WRO).
Tablets, computadores e wi-fi
Entre as ações implementadas pela Secretaria de Educação do Recife na área de tecnologia estão a implantação da rede Wi-fi nas 36 escolas de Ensino Fundamental II e a entrega de mais de 15 mil tablets com mais de 100GB de conteúdos pedagógicos para alunos do 6º ao 9º ano, conforme foi prometido no Plano de Governo. Também foram entregues 4.020 computadores e notebooks para 328 unidades de ensino. Já os professores da rede receberam 5.289 modems 3G e 4G para conectar-se à internet.
ESCOLAS INTEGRAIS
Outro projeto da Prefeitura do Recife que será apresentado a Cid Gomes é o Programa de Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI), iniciado em fevereiro de 2014, em parceria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE). Inicialmente o modelo foi adotado em cinco escolas de Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). O programa oferta atividades além do currículo escolar tradicional, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de práticas que auxiliarão a construção de seu projeto de vida. Até 2016, o programa será ampliado para todas as unidades que atendem aos alunos do Fundamental II.
LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS
As escolas integrais também estão sendo equipadas com laboratórios e salas temáticas de Ciências. Iniciada na EMTI Nadir Colaço, localizada na Macaxeira, e na EMTI Pedro Augusto, na Boa Vista, a inauguração dos laboratórios e das salas temáticas faz parte do Projeto Sabiah!, que é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Abramundo - empresa brasileira especializada em metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental. A Abramundo apoia escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros a desenvolverem programas de educação em Ciências. O projeto envolve a instalação do laboratório, a aquisição dos materiais e a formação continuada dos professores. O objetivo é trabalhar com o ensino de Ciências por meio de práticas experimentais de investigação.
Os próximos laboratórios de Ciências serão inaugurados nas escolas integrais Dom Bosco (Jardim São Paulo), Antônio Heráclio do Rego (Fundão) e Divino Espírito Santo (Caxangá). A expectativa é expandir os laboratórios para todas as 36 escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, beneficiando cerca de 14 mil alunos do 6º ao 9º ano. No total, serão investidos R$ 16 milhões na implantação do Projeto Sabiah! em todas as unidades de Ensino Fundamental II.
PASSE LIVRE
Os estudantes do 6º ao 9º ano também foram beneficiados com a implementação do Passe Livre Recife desde outubro de 2014. Cerca de 14 mil alunos têm direito a 70 passagens mensais no sistema de transporte público coletivo. Eles podem usufruir do Passe Livre Recife em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares. O benefício foi instituído pela Lei nº 18.043/2014, de autoria do executivo municipal, e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio no último dia 23 de julho. O Passe Livre foi mais um compromisso de governo tirado do papel.
MATRÍCULA ONLINE
Em 2013, pela primeira vez, os novos estudantes das escolas municipais do Recife puderam fazer a matrícula pela internet. Os pais ou responsáveis fizeram o cadastro no site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline para reservar as vagas dos estudantes para o ano letivo de 2014 e agora também em 2015.
MERENDA
Desde o início de 2014, uma equipe de nutricionistas da Ceasa, que é subordinada à Gerência de Alimentação (GEAL) da Secretaria de Educação do Recife, faz a fiscalização de todas as escolas e creches, tanto das recebem a alimentação pronta quanto das que fazem a comida na unidade de ensino, além de fiscalizar os fornecedores ERJ Administração de Restaurantes e Empresas Ltda e SP Alimentação e Serviços. As novas regras para a contratação das empresas incluem mais rigor na fiscalização e uma maior variedade no cardápio, que conta com mais de 200 tipos de refeição, além de padrões nutricionais que devem ser seguidos. Também foi criado o Disk Merenda, que recebe queixas, tira dúvidas e avalia sugestões dos usuários. O telefone é 0800-281-2090.
VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
Convocações
A atual gestão da Prefeitura do Recife nomeou cerca de 600 professores aprovados em concursos já realizados pela Secretaria de Educação do Recife, para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Também foram chamados temporariamente cerca de 700 docentes aprovados em seleções simplificadas.
Piso salarial
A Prefeitura do Recife pagou os percentuais de aumento do piso salarial estabelecidos pelo MEC a todos os professores da Rede Municipal de Ensino em 2013 e 2014, assim como pagará em 2015.
Aula atividade
Outro direito garantido aos professores foi a aula atividade, implementada para os professores II em 2013 e para os professores I em junho de 2014. A partir de julho, de forma democrática, foi dada ao professor a opção de escolher entre o abono no salário e a redução da carga horária com os alunos.