NOTÍCIAS

Cultura | 09.01.15 - 18h25

Prefeitura do Recife leva missionários e religiosos para visitar igrejas da cidade

Participando das comemorações dos 25 anos da Comunidade Obra de Maria, o grupo visitou duas igrejas do projeto Recife Sagrado. (Foto: Cortesia)



Um grupo de 70 pessoas, entre missionários e padres de várias partes do mundo, que estão na cidade para participar das comemorações dos 25 anos da Comunidade Obra de Maria, conheceu, no início da tarde de hoje, duas das mais antigas igrejas recifenses. Os religiosos foram levados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para visitar a igreja Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo e a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife.

Em cada um dos templos, os visitantes foram recebidos pelos guias do projeto Recife Sagrado, que apresentaram a liturgia e os aspectos históricos desses monumentos de arquitetura e acervo riquíssimos.

"Visitar igrejas de outras partes do mundo é bom para ver a força que a religião tem. Percebi que aqui tem igrejas de todo tamanho, algumas muito bonitas", disse o angolano Marc Rouassi, 28 anos, em sua primeira visita ao Recife. "A cidade é muito bonita."

Também missionária e angolana, Julieta Albiro, 42 anos, se disse emocionada com a oportunidade de visitar a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, cuja história já conhecia de cor. "Essa igreja é uma coisa maravilhosa. Uma igreja negra, dos escravos. Tenho muito orgulho dos meus antepassados, por eles terem conseguido erguer algo tão belo."

"Toda igreja do mundo nos interessa, nos ensina alguma coisa. Mas essa, erguida por escravos, diz muita coisa, é muito especial", emocionou-se também a missionária Nanda Bessa, 52 anos, que já conheceu o Brasil quase todo em suas missões. "Também já fui à Roma e a Jerusalém", contou a sorridente angolana.


ATENDIMENTO
No próximo domingo (11), durante o evento de louvor na Arena Itaipava com os padres Fábio Melo e Reginaldo Manzotti, a Secretaria de Turismo e Lazer também se fará presente, em parceria com a Empetur. O evento contará com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel com dois atendentes bilíngues para fornecer informações turísticas sobre o Recife e arredores.