NOTÍCIAS

Cultura | 09.01.15 - 09h50

Representantes da Comunidade Obra de Maria visitam igrejas do projeto Recife Sagrado

Secretaria de Turismo e Lazer do Recife vai levar, amanhã, bispos, arcebispos e integrantes de delegações eclesiásticas internacionais para conhecer quatro dos mais importantes templos da cidade

Na cidade para participar da grande celebração em comemoração aos 25 anos da Comunidade Obra de Maria, bispos, arcebispos e integrantes de delegações eclesiásticas internacionais foram convidados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para conhecer quatro das igrejas que integram o projeto Recife Sagrado.

Às 14h30 de amanhã (9), sairão do Centro de Convenções dois ônibus com capacidade para 48 pessoas cada para visitar as igrejas Madre de Deus, Capela Dourada, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo. Juntas, essas construções compõem um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País.

Em cada um dos templos, os visitantes ilustres serão recebidos pelas duplas de estudantes de Turismo, História e Arquitetura que foram treinados pela Secretaria de Turismo e Lazer para atuar como guias do projeto Recife Sagrado. São eles que vão apresentar, com atendimento bilíngue, a liturgia e os aspectos históricos desses monumentos de arquitetura e acervo riquíssimos.

"Recife tem igrejas belíssimas, um tesouro de que poucos destinos dispõem. Precisamos valorizar esse patrimônio", diz o presidente fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa. "O turismo religioso é uma vocação natural da cidade. Daí a importância de um projeto como o Recife Sagrado", ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

A população aprovou a iniciativa. Desde que o projeto estreou no último mês de novembro, mais de 7.588 atendimentos foram realizados nas cinco igrejas contempladas: Madre de Deus, Capela Dourada, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo. Desses visitantes, 4.194 eram pernambucanos, 2.585, brasileiros e 809, estrangeiros. A mais visitada foi a Nossa Senhora do Carmo, que recebeu 2.116 pessoas em novembro e dezembro.

ATENDIMENTO - No próximo domingo (11), durante o evento de louvor na Arena Itaipava com os padres Fábio Melo e Reginaldo Manzotti, a Secretaria de Turismo e Lazer também se fará presente, em parceria com a Empetur. O evento contará com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel com dois atendentes bilíngues para fornecer informações turísticas sobre o Recife e arredores.