Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 09.01.16 - 14h10

PCR realiza mutirão de limpeza para combater o Aedes aegypti

Os materiais identificados são, na sua maioria, oriundos das reformas realizadas durante as festas de final de ano. Ação acontece no próximo domingo (10/1)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), realiza, neste domingo (10/1), um novo mutirão de limpeza na cidade. A iniciativa foca na remoção dos entulhos descartados irregularmente pela população, que se multiplicam, principalmente, após as reformas realizadas por conta das festas de final de ano. A operação, que terá início às 10h e acontecerá simultaneamente nas Regiões Político - Administrativas 2, 3, 4, 5 e 6, é mais um reforço no combate ao Aedes aegypti. No dia 20/12, um mutirão, realizado com o mesmo propósito, recolheu 882 toneladas de resíduos.

A Emlurb possui um plano de coleta, com frequência determinada, para remoção de 711 pontos críticos de lixo mapeados na cidade. O mutirão do próximo domingo está sendo lançado a fim de contemplar os pontos críticos de lixo da cidade que aparecem esporadicamente. Para essa ação, a Emlurb estará nas ruas com um efetivo de aproximadamente 200 trabalhadores; 44 caminhões tipo caçamba e caçamba basculante; três pás mecânicas; duas mini carregadeiras; uma retroescavadeira e um caminhão tipo carroceria. A expectativa é de que sejam retiradas das ruas cerca de mil toneladas de entulhos.

Apenas no ano de 2015, o Recife gastou cerca de R$ 23,5 milhões com o recolhimento de resíduos descartados de forma indevida. A produção diária de lixo na capital pernambucana chega a três mil toneladas, desse total, 39% estão em locais inapropriados, como vias públicas, rios, canais e terrenos baldios, prejudicando a própria população. Dessa forma, os mutirões buscam minimizar os transtornos causados pelo acúmulo de lixo, como a proliferação de doenças, focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e obstruções nos sistemas de drenagem. 

ECOESTAÇÕES - Desde 2013, a PCR iniciou a construção de EcoEstações, que, atualmente, somam oito unidades na capital: Campo Grande, Imbiribeira, Ibura, Cohab, Totó, Torre, Torrões e Arruda. Os equipamentos, que funcionam como ponto voluntário de recebimento de materiais, contribuindo para a destinação correta do lixo, já receberam quase 15,6 mil toneladas. De lá, os resíduos são encaminhados para o aterro e o lixo reciclável vai para as cooperativas apoiadas pelo município. As pessoas podem entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia, o que equivale a 10 sacos de 100 litros, de segunda a sábado, das 8h às 16h.

 

Serviço


O quê: Mutirão de limpeza para combater o Aedes aegypti
Quando: Domingo, 10 de janeiro
Horário: A partir das 10h
*Haverá um ponto de encontro no cruzamento da Rua Correntes com a Rua Contendes, no Fundão.