Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.01.18 - 15h53

Recife pronto para fazer o maior Carnaval de rua do Brasil

img_alt

Prefeito Geraldo Julio apresentou, nesta terça-feira (9), todos os detalhes da folia momesca na capital pernambucana, que vai somar mais de duas mil apresentações em toda a cidade com 99% de artistas pernambucanos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife já foi tomado pela embriaguez do frevo e está pronto para receber o verdadeiro Carnaval de rua do Brasil. Ao lado dos artistas homenageados Nena Queiroga e Jota Michilles, o prefeito Geraldo Julio detalhou, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (9), a estrutura, a decoração da festa e as atrações que vão animar os dias de folia. A animação estará espalhada em 43 polos por toda a capital. Na programação, o DNA dos artistas pernambucanos é predominante, com mais de 99% das mais de 2 mil apresentações, que vão levar alegria aos foliões, recifenses e visitantes. O investimento para o ciclo carnavalesco será de R$ 26 milhões, sendo R$ 7 milhões recursos captados na iniciativa privada. 
 
Também participaram da coletiva a primeira dama do Recife, Cristina Mello, a secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Villaça, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha e o secretário de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 
 
O prefeito Geraldo Julio reforçou a essência do Carnaval de rua do Recife. "Estamos fazendo mais um grande Carnaval. Vai ser uma grande festa na cidade. A decoração será feita com base no trabalho dos cartunistas, que é mais uma arte se apresentando no nosso Carnaval. A cidade já está em clima de Carnaval e isso é muito importante para nossa cidade. Não só pelo folião, mas pelos artistas que podem se apresentar e por tanta gente que pode trabalhar com toda infraestrutura. É muita gente que espera para ter uma renda durante a festa. Temos aqui o Carnaval mais barato do Brasil, o verdadeiro carnaval de rua do  País", afirmou.
 
Geraldo destacou ainda o incremento no trade turístico do Recife durante os dias de folia. " Vamos receber muitos turistas, até porque este ano estamos com recorde de voos nacional e internacional no nosso Aeroporto, então certamente será um grande Carnaval", destacou o gestor.  Em 2017, o Recife ganhou novas rotas internacionais, passando de quatro para 15 conexões diretas com outros países e voos diretos diários para todas as capitais do Nordeste. 
 
No Recife, a festa não dura somente os quatro dias de folia. A programação começa já nesta terça (9), com Ensaios de Nações de Maracatus e Acertos de Marcha e se estende até dia 8 de fevereiro. No palco principal do Marco Zero passam nomes nacionais como Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos, Skank, Nando Reis e Elba Ramalho, além do talento da terra com Devotos, Almir Rouche, Maestro Forró e Alceu Valença e outros. 
 
A festa de abertura será uma grande homenagem ao Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade e símbolo do Carnaval do Recife, na sexta-feira, 9 de fevereiro, aniversário de 111 anos do Frevo. Para a noite especial está programado o espetáculo Frevo Para o Mundo, contando a história do mais pernambucano dos ritmos e a apresentação especial dos grandes homenageado, Jota Michilles e Nena Queiroga, com diversos artistas convidados. Na quinta-feira (8), encerrando a semana Pré-Carnavalesca, o palco do Marco Zero recebe o espetáculo Tumaraca / Encontro de Nações de Maracatu, que vai reunir 13 Nações de Maracatus de Baque Virado, em um grande espetáculo, resguardando todas as tradições do Maracatu.
 
A diversidade cultural e o sotaque pernambucano perpassa toda a programação com apresentações já confirmadas de Antônio Nóbrega, Antúlio Madureira, Cascabulho, Café Preto, Getúlio Cavalcanti, Maestros Duda, Edson Rodrigues e Formiga, Mundo Livre, Nação Zumbi, Orquestra Contemporânea de Olinda, Transversal Frevo Orquestra, e muito mais
 
A decoração do Carnaval 2018 foi inspirada nos traços de cartunistas pernambucanos. Nove deles foram selecionados, com curadoria do Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHGPE), para emprestar o talento à ornamentação. A cidade será decorada com painéis inspirados em obras que foram executadas por Samuca, João Lin, Greg, Ronaldo, Lailson, Ana Blue, Clériston e Flavão. A assinatura é do arquiteto Carlos Augusto Lira. Para dialogar com a decoração, o Bairro do Recife sedia a ação "De Cara na Folia", que vai montar estações de caricaturas ao vivo e distribuí-las para os foliões e turistas. Na coletiva desta terça-feira (9), os profissionais de imprensa presentes já tiveram um gostinho da ação, sendo retratados ao vivo pelos cartunistas Romo e Anderson Lacerda. 
 
"Montamos uma programação para toda família, para o recifense, para turistas e visitantes. É uma programação 99% pernambucana e são mais de 2 mil atrações. No aniversário do frevo, a gente vai fazer uma programação diferente, com espetáculo teatral montado pelo Quinteto Violado, então são muitas surpresas e novidades montados para o Carnaval 2018", afirmou a secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paulo Vilaça. 
 
O presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, antecipou o edital do Concurso de Frevo do Recife, que vai contemplar artistas em cinco categorias diferentes. "Os vencedores vão para o Carnaval do ano que vem, de 2019. E a gente vai retomar esse concurso, que é o espaço onde os novos artistas e compositores aparecem e o concurso permite isso acontecer", explicou.
 
Para quem dedicou a vida ao Carnaval, a homenagem chega carregada de emoção. É o caso da cantora Nena Queiroga, que antecipou alguns dos convidados que vai chamar ao palco para animar o público, como Lenine e Luiza Possi. "A gente vai convidar muita gente e fazer muito barulho. Como homenageados, temos essa responsabilidade e estou muito feliz. Podem ter certeza que teremos um espetáculo grandioso", antecipou a artista. 
 
Já o compositor Jota Michilles comemora  50 anos de folia em 2018 e se disse lisonjeado com a homenagem. "Ser homenageado pelo maior carnaval do planeta, que é o carnaval do nosso Recife é muita felicidade e é muito recompensador esse reconhecimento dos meus 50 anos de folia, sempre a exaltar a nossa cultura. É bom demais ser homenageado", contou.