Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.01.21 - 17h05

Prefeitura do Recife reforça orientação e prevenção da covid-19 na praia

img_alt

Cerca de 150 profissionais participaram da ação educativa voltada para frequentadores e comerciantes, entre arte-educadores, orientadores, profissionais da vigilância Sanitária e outros (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Neste sábado (9), cerca de 150 profissionais da Prefeitura do Recifeiniciaram reforço nas ações de orientação e conscientização na orla da cidade em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus. O trabalho conjunto entre as secretarias da PCR aconteceu nas orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do município e foi motivado pela procura intensa da praia neste mês de janeiro e a necessidade de garantir o convívio seguro nesses espaços.

Durante a ação, os profissionais da Prefeitura observaram o uso de máscara pelos comerciantes; se cada barraca está com a quantidade exata de cadeiras permitida; se há distanciamento adequado; entre outras medidas. Além das orientações passadas pelos arte-educadores e inspetores aos barraqueiros e banhistas, o trabalho também contou com distribuição de 4 mil máscaras e material informativo sobre os cuidados via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem. 

“Com o passar do tempo, existe uma tendência de relaxamento em relação aos cuidados. Então, essa ação é para que não só os comerciantes, mas todas as pessoas, entendam que a pandemia não acabou e que é muito importante manter e levar a sério as medidas preventivas de combate ao coronavírus, mesmo nos momentos de lazer, como na praia”, afirma a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

Seu Júnior Leite trabalha como barraqueiro há 30 anos no Posto 2 da Avenida Boa Viagem e considera importante o trabalho do poder público, para que todo mundo continue atento às regras de convivência da pandemia. “Essa orientação ajuda a deixar a minha barraca nos conformes, tudo certinho. Tinha um guarda-sol no lugar errado, mas a Vigilância me orientou e eu rapidamente coloquei na distância correta. Também gostei de receber o QR Code, porque quando é distribuída informação no papel, o povo joga fora e a visualização se perde. Desse jeito fica mais fácil”, disse o dono da Barraca do Jota.

O trabalho de conscientização, que continua neste domingo (10), é realizado por profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde; das Secretarias de Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; Governo; além do Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco. Eles atuam em quatro trechos distintos definidos pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e circulam tanto pelo calçadão como pela faixa de areia, orientando os banhistas e os cerca de dois mil trabalhadores da praia cadastrados na Dircon.  Durante todo o ano de 2020, foram realizadas quase 7 mil inspeções nos quiosques, barracas padronizadas e comércio ambulante das praias.

CAMPANHA - Nos próximos sábados e domingos, entre 10h e 14h, serão realizadas ações em toda a orla do Recife através de uma campanha de cunho educativo. Elaborada pelo Gabinete de Comunicação da Prefeitura, a ação promocional irá promover a sensibilização de banhistas e turistas através de promotores de mídia externa e arte-educadores. A ação envolve também quiosqueiros, barraqueiros e ambulantes volantes, que receberão adesivos em tamanhos variados com QR Codes. A ideia é que clientes que acessem o QR Code possam ter em mãos as principais mensagens do esforço para o combate à covid-19: a troca de máscara a cada vez que o equipamento de segurança estiver úmido, a distância de 1,5 metro entre os banhistas e a lavagem das mãos ou utilização de álcool em gel sempre que necessário. 

Nas barracas, três equipes com quatro arte-educadores cada promete causar sensação com performances-surpresa. A ação lúdica e leve também irá abordar os cuidados na praia para sensibilizar os demais clientes. A ação também será reforçada no calçadão, onde um total de 20 promotores de mídia externa irão transitar ao longo da orla com sinalizações acerca de cuidados para o esforço no combate à covid.