Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 09.01.23 - 14h35

Prefeitura realiza ordenamento urbano em área de canal no Jiquiá

img_alt

Ação tem como objetivo eliminar construções irregulares que atrapalham a mobilidade e dificultam a drenagem nos cursos d´água. (Foto: Divulgação/Secon)


A Secretaria Executiva de Controle Urbano da Prefeitura do Recife (Secon), em conjunto com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), realizou, nesta sexta-feira (6),  uma ação de ordenamento urbano no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife. O objetivo foi a desobstrução das margens do Canal Príncipe da Beira. Foram removidas ocupações irregulares como banheiros, ferros-velhos e outras construções não habitadas. A ação tem como objetivo melhorar a drenagem no local, uma vez que os equipamentos obstruem o escoamento das águas, prejudicando o entorno, principalmente nos períodos chuvosos.

A iniciativa contou com apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) e Polícia Militar. Foram utilizados seis caminhões para a retirada de barracas, banheiros, ferros-velhos, cocheiras, caçambas de material para aterro, contêineres e até mesmo chassis de veículos abandonados. Nenhuma residência foi retirada do local.

As ações de ordenamento urbano são rotina da Secon para desobstruir áreas de entorno de canais e, com isso, facilitar a mobilidade e a drenagem. Na última segunda-feira (2) foi realizada uma intervenção na comunidade de Roda de Fogo, na Zona Sul, com o mesmo objetivo.

“A gente sempre apela para o bom senso da população, uma vez que ocupações irregulares em áreas de canal representam riscos dobrados. É perigoso para as pessoas e tem um efeito negativo sobre a drenagem da cidade. Os canais e seu entorno precisam estar sempre limpos e desobstruídos para que não haja prejuízos, principalmente quando chegar o período das chuvas”, explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.