NOTÍCIAS

Cultura | 09.02.14 - 10h22

Virada Esportiva lota o Parque Dona Lindu com diversão para todas as idades

[caption id="attachment_43526" align="alignleft" width="680"] Esportes pouco conhecidos do grande público como Badminton, Sinbol e Slackline também estão na programação. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]


Pessoas de todas as idades lotaram o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, neste sábado (8), primeiro dia da Virada Esportiva do Recife. O evento, realizado pela Prefeitura em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), oferece 24 horas seguidas de atividades esportivas, em diversos pontos da cidade, até o final da tarde do domingo (9). O destaque ficou para os esportes radicais, como skate street, parkour, BMX Free Style, rapel, tirolesa, arvorismo e escalada.

A copeira Teresa Cristina, de 41 anos, soube da programação e levou três sobrinhos ao Parque para aproveitar as atividades. "Eles ficaram encantados com tantas brincadeiras, mas gostaram mesmo da tirolesa", contou. Com a "Viradinha Esportiva", o Dona Lindu também reservou espaço para atividades lúdicas e esportivas voltadas para crianças. O
empresário Jorge Carvalho levou o filho, Matheus Fernando, de 6 anos, para conhecer o evento. "Está sendo muito interessante, porque você vê pessoas de todas as idades se divertindo", disse.

ARTES MARCIAIS - Já na Praia do Pina, o público se dividiu entre atividades como o vôlei de praia e demonstrações, campeonatos e oficinas de artes marciais. Depois de arriscar alguns golpes na oficina de Kendo, o estudante Pedro Antônio, de 16 anos, optou por aprender o slackline. "Está sendo muito divertido porque estamos tendo a oportunidade de conhecer esportes que não são muito populares", afirmou.

As demonstrações de Muay Thai acontecem entre as 8h e 9h do domingo. Acontecem também, ao longo do evento, atividades de karatê, iaido, kendo, judô, taekwondo, goshin-jitsu, tenchi tessen (arte gestual japonesa), king-fu, jiu-jitsu e capoeira.

EVENTO- A Virada Esportiva acontece simultaneamente no Marco Zero e Praça do Arsenal, na praia do Pina e nos parques da Jaqueira e Dona Lindu, das 16h do sábado (8) às 16h do domingo (9), com o objetivo de estimular hábitos de vida mais saudáveis e a ocupação dos espaços públicos pela população. Os 19 polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, abrem nos dois dias. E há opções no Morro da Conceição, Nova Descoberta e Praça do Trabalho. No total, são mais de 100 atividades.