NOTÍCIAS

Cultura | 09.02.15 - 16h06

No Dia do Frevo, Carnaval Armorial abre alas nas escolas municipais do Recife

Até quinta, seis unidades de ensino funcionam como polos carnavalescos e recebem orquestras e grupos de passistas. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Nesta segunda-feira (9), quando é celebrado o Dia do Frevo, teve início o Carnaval das Escolas Municipais do Recife. Abraçando o tema do ano letivo de 2015, Ariano Suassuna: Educação, Cultura, Memória e Identidade, a segunda edição do projeto que leva a cultura carnavalesca para dentro das salas de aula foi batizada de Carnaval Armorial. Ao todo, seis escolas funcionam como polos, recebendo como visitantes os estudantes de outros centros educacionais até a quinta-feira (12). A festa de abertura foi na Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, sob o comando da Banda Paulo Freire, junto com a Orquestra Polivalente, os dançarinos da Escola Municipal de Frevo do Recife e um grupo de contação de histórias formado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Promovido pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife, o evento tem como objetivo o estreitamento das relações entre escola e comunidade, buscando a valorização e o estímulo das mais variadas dimensões multiculturais do carnaval do Recife. Dentro da ideia do Movimento Armorial, cada polo tem como nome uma das obras de Ariano Suassuna, o que também deve basear a confecção dos estandartes das escolas. O tema da Reitor João Alfredo foi "Uma mulher vestida de Sol". A Escola Municipal Josué de Castro foi a unidade visitante.

A festa desta segunda foi aberta pela Banda Paulo Freire, do NAC, sob o comando do maestro Marcos Galdino, diretor do núcleo. Ele destacou a contribuição do projeto para o desenvolvimento intelectual das crianças. "Nós apostamos no resultado positivo da mistura. Aqui podemos observar uma interação profunda entre música regional, literatura de cordel e tudo o que podemos trazer com o aprendizado sobre o Movimento Armorial. É muito interessante que possamos atrelar dessa forma o carnaval ao tema do nosso ano letivo", afirma.

A coordenadora do NAC, Nizinha Fonseca, também pontuou os aspectos positivos trazidos pela iniciativa. "Através dessas atividades, podemos estimular o protagonismo, o vínculo social e o intercâmbio entre escola, aluno e comunidade", disse. Uma das estudantes que participou do Carnaval das Escolas Municipais nesta segunda foi a aluna Jailena Carla Maria de Santana, 13 anos. "Eu não conhecia o Movimento Armorial. Poder aprender durante a brincadeira torna tudo muito melhor", opina a aluna.

Cada escola é representada por um porta-estandarte, um rei e uma rainha, escolhidos previamente em concurso realizado pela própria unidade de ensino. Em cada um dos dias de festa, há uma competição para decidir os representantes de cada polo. Na festa desta segunda, os eleitos foram José Daniel dos Santos (rei), Crislaine Castro da Silva (rainha) e Nayobi Patrícia Silva Santos (porta-estandarte). Os três têm cinco anos e estudam no Grupo 5 da Escola Josué de Castro.

Após o carnaval, os reis e rainhas finalistas vão se apresentar para disputar o título de representantes do Carnaval das Escolas Municipais. A decisão será no dia 26 de fevereiro, durante a festa carnavalesca do Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação de Recife. Além dos polos escolhidos para sediar o Carnaval Armorial, outras 24 escolas também vão receber orquestras de frevo e a Banda Paulo Freire.

Confira a programação completa do Carnaval Armorial:

Terça-feira (10/02)
Local: Escola Municipal Mário Melo (Campo Grande)
Horário: 9h
Polo: A pedra do reino
Escolas visitantes: Olindina Monteiro, Campina do Barreto e Ricardo Gama
Orquestra: Mistura Perfeita

Quarta-feira (11/02)
Local: Escola Municipal São Cristóvão (Guabiraba)
Horário: 9h
Polo: A pena e a lei
Escolas visitantes: Rozemar de Macêdo, Aderbal Galvão e Draomiro Chaves
Orquestra: Maurício Neto

Local2: Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga)
Horário: 9h
Polo: O auto da compadecida
Escolas visitantes: Engenho do Meio, Henfil, João Pessoa Guerra e João XXIII
Orquestra: Arte Vida

Quinta-feira (12/02)
Local: Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves (Mustardinha)
Horário: 9h
Polo: O rico avarento
Escolas visitantes: Vila São Miguel, Padre José de Anchieta e Santa Edwiges
Orquestra: Encantu's

Local2: Escola Municipal Maria Sampaio Lucena (Ibura)
Horário: 9h
Polo: O santo e a porca
Escolas visitantes: Ibura de Baixo, Margarida Serpa e Cícero Franklin
Orquestra: Raízes Pernambucanas