Prefeitura apresenta projeto de requalificação da Beira Rio para moradores
Representantes da Prefeitura do Recife apresentaram, nesta quinta-feira (09), o projeto de requalificação da Avenida Beira Rio, nos trechos entre as Pontes da Torre e da Capunga, aos integrantes da Associação Por Amor às Graças. O encontro teve como objetivo o alinhamento de informações entre o poder público e a sociedade para que a obra, que está em fase de licitação, seja executada dentro do planejado e sem entraves. Entre os membros da Prefeitura, estavam presentes os secretários de Infraestrutura e Habitação, Roberto Gusmão; de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga; e de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach; além da diretora presidente da URB, Norah Neves e do corpo técnico das secretarias envolvidas.
Abrindo a reunião, o secretário Roberto Gusmão deixou claro todo o esforço da Prefeitura em planejar a obra para evitar futuras dificuldades. “A obra está estudada e planejada no que diz respeito à engenharia. Já temos as licenças de construção e também a ambiental. Toda a intervenção está aprovada e será monitorada de forma permanente para que a gente possa garantir a obra será realizada no prazo previsto”, esclareceu o secretário. Já a diretora presidente da URB relembrou o início das discussões com a comunidade das Graças. “Participei da primeira reunião entre a Prefeitura e a Associação por Amor às Graças. Na época, tínhamos um projeto já aprovado pelo agente financiador, mas fizemos questão de escutar as demandas da comunidade e incorporá-las”, disse Norah Neves.
Na reunião, a diretora de Planejamento e Projetos da URB, Rúbia Campelo, fez um retrospecto de projeto, destacando todo o esforço da Prefeitura para tirar a obra do papel. “Desde o início de janeiro estamos nos reunindo semanalmente para planejar a execução da obra. A expectativa é que entre maio e junho deste ano já tenhamos a empresa vencedora do certame”, explicou a diretora. Representando a Associação, o arquiteto Múcio Jucá, elogiou as soluções urbanísticas apresentadas. “A passarelas para ciclistas e pedestres sob as pontes da Torre e da Capunga vão garantir a continuidade do Parque”, lembrou o arquiteto.
O projeto de requalificação de um quilômetro da Avenida Beira Rio, entre as pontes da Capunga e da Torre, foi contratado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e elaborado pelo grupo Inovação e Pesquisa para as Cidades (InCiti), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A proposta foi amplamente discutida com a sociedade civil e prevê a requalificação urbanística do espaço priorizando pedestres e ciclistas, integrando todo o bairro das Graças. As obras serão executadas pela URB com recursos já assegurados por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal/ Ministério das Cidades.
A intervenção contempla uma faixa para carros compartilhada com bicicletas em dois trechos: da Ponte da Capunga até a Rua Dom Sebastião Leme e da Rua Manoel de Almeida em direção à Ponte da Torre. Também haverá um píer no Rio Capibaribe na altura da Rua das Pernambucanas, um mirante na Rua Dom Sebastião Leme e duas passarelas sob as pontes. Além disso, será criado um refúgio para capivaras. Ao todo, serão construídos passeios, ciclovia, áreas de estar, espaço de aproximação com o rio, passarelas e píeres para pequenas embarcações em uma área de um quilômetro de extensão.