Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.02.23 - 20h40

Maternidade Barros Lima e Hospital da Mulher do Recife recebem comitiva do Governo do México

img_alt

Encontros foram organizados pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) com o objetivo de apresentar aos mexicanos experiências experiências exitosas no Brasil em relação à implementação de boas práticas relacionadas ao parto humanizado. (Foto: Divulgação/SESAU)

 

A Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, e o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, receberam, nesta quinta-feira (9), uma comitiva da Secretaria da Saúde do Governo Federal do México. Os encontros foram organizados pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) com o objetivo de apresentar aos mexicanos as experiências brasileiras exitosas de implementação de boas práticas relacionadas ao parto humanizado. 

 

No HMR, a comitiva foi recebida pela secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, pela secretária executiva de Regulação, Média e Complexidade, Anna Renata Lemos, além da diretora geral do hospital, Isabela Coutinho. A unidade, ligada à Prefeitura do Recife, é referência na assistência ao parto humanizado e em partos de alto risco. Desde que foi inaugurado, em maio de 2016, já realizou 34.106 partos, sendo 21.179 normais e 12.927 cesáreas.

 

Recife é pioneira no estado na construção de uma Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, com investimentos em equipes multiprofissionais, construção de Centros de Parto Normais, vinculação territorial às maternidades e pré-natal, além de acesso facilitado ao Dispositivo intrauterino (DIU) pós-parto. A cidade também é referência nacional em ter enfermeira obstetra em todas as etapas do atendimento às gestantes.

 

“A linha de cuidados da gestante tem sido uma prioridade para a gestão, prezando pelo parto natural, redução da taxa de cesáreas e promoção de um ambiente acolhedor à pessoa gestante e sua família. Todo esse cuidado acontece não apenas durante o trabalho de parto, mas também no puerpério, com respeito à fisiologia, autonomia e privacidade”, aponta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.  

 

O HMR é modelo na assistência humanizada ao parto e em diversas outras especialidades, como gestação de alto risco e especialidades ambulatoriais. No local, são desenvolvidos alguns projetos de humanização, entre os quais se destacam o Minha Certidão e o Programa de Voluntariado para Doulas, para tornar a experiência do parto e da maternidade ainda mais especial.

 

“Durante o encontro, mostramos aos mexicanos a importância do protagonismo da enfermagem, tanto no cenário de parto como em emergências relacionadas às gestantes. Os enfermeiros obstetras desempenham um papel fundamental, valorizando a mulher e o respeito às suas vontades no trabalho de parto”, destaca a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

 

A comitiva mexicana também conheceu a Maternidade Professor Barros Lima, que conta com um Centro de Parto Normal (CPN). O espaço constitui uma estratégia para a redução da mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério, além de promover também a redução de intervenções desnecessárias e oferecer uma assistência multiprofissional humanizada para as mulheres recifenses. 

 

Atualmente, a unidade tem a menor porcentagem de cesáreas entre as maternidades municipais, com somente 18% dos partos sendo desse tipo. Esse número chega próximo ao valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 15%. Do total dos partos normais ocorridos na unidade, 29% ocorrem no Centro de Parto Normal. 

 

“Convidamos o governo mexicano para uma visita técnica ao Brasil com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos, com foco no nível gerencial e operacional. O encontro vai permitir uma estrutura contínua de colaboração, aprendizado e fortalecimento, bem como a identificação de novas áreas de oportunidade e rotas de melhoria a curto e médio prazo”, explica a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross.