NOTÍCIAS

Cultura | 09.03.12 - 09h45

Prefeito João da Costa divulga atrações do Aniversário do Recife

[caption id="attachment_14425" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva/Prefeitura do Recife"][/caption]

Os 475 anos da cidade serão celebrados de diversas maneiras durante todo o mês de março

O Prefeito do Recife, João da Costa, anunciou na noite desta quinta (8), durante um jantar, as ações e a programação que marcará o aniversário de 475 anos da cidade, comemorado em 12 de março. Durante o mês, a Prefeitura do Recife realiza diversos eventos e ações proporcionando ao público espetáculos gratuitos com participação de artistas locais e nacionais, além de realizar inaugurações e importantes anúncios.

Estiveram presentes no evento os secretários de Turismo, André Campos; de Cultura, Renato L; de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria José de Biase; de Relações Especiais com a Imprensa, Ceça Brito; a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; o coordenador da programação de aniversário, André Brasileiro; o presidente da Fudarpe, Severino Pessoa; o presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal; e os vereadores Luiz Eustáquio e Augusto Carreras.

“Estou muito feliz em poder compartilhar com a população uma programação que reflete a multiculturalidade do Recife. Agradeço a parceria do governador do Estado, Eduardo Campos, que foi fundamental para que tudo isso aconteça. Temos uma programação ampla, com diversas ações ao longo do mês que homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, que ressalta a beleza e importância da nossa cidade e que convida a todos vivenciar o que há de melhor no Recife”, afirmou João da Costa. “Nossa parceria vem reforçar a grandeza da cidade. É muito bom expressar a vitalidade da nossa cultura”, ressaltou o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, que representava o governador.

[embed width=500 height=400]http://www.youtube.com/watch?v=ViuBmlFhKE4[/embed]


A partir de hoje (9), às 19h, já tem festa no Pátio de São Pedro, com shows das bandas Viruz e Comunidade Azougue e do cantor Ortinho. No sábado (10), sobem ao palco a Orquestra Maia, Zé Manoel e Nonô Germano, a partir das 19h30. Na véspera do aniversário, domingo (11), acontece o 4º Passeio Ciclístico do Conheça o Recife Pedalando no dia 11 de março. A concentração é às 7h30 no Marco Zero com saída às 8h30. No trajeto, os ciclistas poderão descobrir a história e contemplar a beleza de um dos principais cartões-postais da capital do frevo: as pontes. Ao longo do passeio, um guia de turismo explica a história e a cultura dos atrativos percorridos. O tour conta com carro de apoio, frevioca e ambulância, além de coordenação do trânsito com equipe da CTTU e BPTran, proporcionando segurança aos que forem pedalar.

Às 17h, o samba pernambucano toma conta do Marco Zero com Belo Xis e Wellington do Pandeiro. Enquanto isso, na Avenida Rio Branco, acontece concentração para um cortejo com a participação da campeã do concurso de agremiações 2012, Escola Gigantes do Samba, além do Galo da Madrugada e da campeã do carnaval do Rio de Janeiro 2012, Escola de Samba Unidos da Tijuca. As três agremiações destacaram-se durante o Carnaval deste ano por conta de um fato em comum: em seus desfiles, todas homenagearam o centenário de Luiz Gonzaga. Agora, os grupos encontram-se no Recife, para juntos reverenciar mais uma vez o Rei do Baião. O desfile acontece numa parceria com o Governo do Estado. A partir das 18h, as agremiações seguem pela Rua da Moeda, passando pela Mariz e Barros, em direção ao Marco Zero. Às 19h 30, no palco, cerca de 100 integrantes da Unidos da Tijuca mostrarão ao público pernambucano como a Escola conquistou a Sapucaí e sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.

Na segunda (12), dia do Aniversário do Recife, músicos, atores e bailarinos fazem esquetes de rua no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação é marcada pelo improviso de performances com possibilidade de participação do público espectador no que é conhecido como formato Happening. Acontecem nos principais pontos de circulação do Recife e em locais de grande fluxo do Rio de Janeiro e São Paulo, como o calçadão de Copacabana e a Avenida Paulista. As performances acontecem das 6h às 20h. Serão cem apresentações, 300 pessoas envolvidas e mais de 40 locais nas três cidades. As bailarinas Flaira Ferro e Bella Mais são responsáveis pela direção artística e o Maestro Spok pela direção musical.

Às 18h, na Praça do Arsenal, acontece o esperado corte do bolo. A festa será animada pela Frevioca, pela Orquestra 100% Mulher e pelo Bloco Lírico o Bonde. A iguaria terá o peso equivalente à idade que a cidade está completando. Serão 475 kg de massa branca com recheio de creme e cobertura de glacê. A decoração terá as cores vermelha e amarela, e bonecos inspirados no centenário de Luiz Gonzaga. Ao todo, nove pessoas participam da confecção e decoração do bolo que terá seis metros de comprimento e três de largura.

Às 20h, no Marco Zero, a capital recebe uma grande homenagem com show “Recife En canto – Um canto de amor ao Recife”, com a participação de 29 artistas. “É um projeto pensado para dar voz aos vários ritmos, aos vários amantes da cidade. Todas as músicas falam sobre a capital e celebram suas belezas, sua cultura”, comenta o cantor, André Rio. “É um orgulho muito grande homenagear a cidade que escolhi pra viver e que considero uma das mais lindas do país”, ressalta Luciano Magno, que divide a direção musical do show com André Rio.

O espetáculo apresentará diversas músicas que evocam a cidade, como “Último regresso”, “Pelas ruas que andei”, “Chuva de sombrinhas”, “Recife Nagô” e “Doze de Março”. Para isso, artistas de diversas vertentes musicais e de vários lugares do país dividem o palco. “Estou super contente pelo convite e por participar dessa homenagem a essa cidade linda. Além de tudo, ainda tenho a emoção de encontrar tantos amigos”, comentou o cantor Emílio Santiago, que também participa do show.

No dia 1º de abril, ainda celebrando os 475 anos da cidade e festejando o aniversário de um ano do Parque Dona Lindu, a Prefeitura do Recife, em parceria com a empresa de cosméticos Nívea, apresenta um tributo à cantora gaúcha Elis Regina, tendo como mote os 30 anos de sua morte, completados em 2012. O projeto “Viva Elis”, organizado pelos filhos da artista, Maria Rita e João Marcelo Bôscoli, apresentará shows gratuito de Maria Rita cantando exclusivamente músicas de sua mãe no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), em Boa Viagem, que terá suas cortinas abertas para esplanada do parque.

Curso - A Casa do Carnaval realiza o curso Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação. A iniciativa será realizada no período de 20 a 26 de março de 2012, das 13h30 às 16h30, no Pátio de São Pedro, Casa 52. Com aulas teóricas e práticas pelas ruas, becos e pátios do centro histórico, o curso estimula o pensamento sobre a cidade como lugar de práticas, representações, costumes e tradições em processo. As inscrições são gratuitas, devendo os interessados comparecer à Casa do Carnaval com RG e CPF, no período de 13 a 16 de março, no horário das 10h às 16 horas.

Presenças - O encontro foi prestigiado também por diversos artistas como Almir Rouche, André Rio, Andrezza Formiga, Benil, Cristina Amaral, Edilza, Ed Carlos, Emílio Santiago, Geraldinho Lins, Gerlane Lops, Gustavo Travassos, Irah Caldeira, Luciano Magno, Maestro Forró, Nádia Maia, Nena Queiroga, Rogério Rangel e Vanessa Oliveira.

ASSUNTOS: