Professores e supervisores de escolas da Prefeitura do Recife participam de formação para os programas Acelera Brasil e Se Liga Brasil
A capacitação será feita pelo Instituto Airton Senna
Por Marcos da Silva
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) inicia nesta segunda-feira (12), às 8h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a formação inicial de 126 professores e 25 supervisores que trabalham nos Programas de Correção de Fluxo “Acelera, Brasil” e “Se Liga, Brasil”, desenvolvido em 87 unidades de ensino das seis Regiões Politico-administrativas (RPAs), administradas pelo Município.
Durante toda a semana, de segunda (12) a sexta-feira (16), em seus horários de lotação, os educadores participam de palestras ministradas pela equipe técnico-pedagógica do Instituto Airton Senna, parceiro da Prefeitura do Recife nos referidos programas. A qualificação tem 20h/aula de duração.
“Os estudantes inseridos nas atividades dos Programas de Correção de Fluxo Escolar participam durante o Ano Letivo de uma rotina que inclui a acolhida e o Cantinho de Leitura, que garantem a eles a leitura de 40 livros por ano; a utilização de jogos que desenvolvem competências e auxiliam no aprendizado; realizam atividades diárias em sala de aula e em casa, com foco na alfabetização e no letramento, bem como o estímulo de habilidades nos componentes pedagógicos do seu ano regular”, destaca a gerente de 1º e 2º Ciclos da Seel, Mariza Augusta.
Números positivos - A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) do Recife registrou, em 2011, uma significativa diminuição no número de alunos com distorção de idade/ano de escolaridade. O resultado positivo deve-se à ampliação no atendimento do Programa de Correção de fluxo Escolar.
No Censo de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía 11.549 estudantes com distorção. Em 2011 esse número caiu para 7.917. O Programa de Correção de Fluxo Escolar (PCFE), atenderam, no ano passado, 3.642 educandos. O PCFE é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Instituto Airton Senna (IAS).
Ao final do ano letivo de 2011, 85,7% dos estudantes do Projeto “Se Liga” foram alfabetizados. Já no Projeto “Acelera Brasil”, 90,3% dos estudantes avançaram em relação ao ano de escolaridade, desenvolvendo com sucesso as competências para leitura e produção de textos.
Com esses dados, a Seel pode traçar metas para diminuir ainda mais a defasagem de aprendizado. No ano de 2010, 40 escolas municipais foram atendidas pelo Programa, sendo 28 só com o “Se Liga”; 3 no “Acelera Brasil” e 9 nos dois programas, tendo um total de 1.229 alunos atendidos, distribuídos por 61 turmas, sendo 974 alunos em 48 turmas do Se liga e 255 em 13 turmas do “Acelera Brasil”. Já em 2011 o número de estudantes atendidos chegou a 3.642.
No ano passado o PCFE foi ampliado para atender 76 escolas - das atuais 221 -, com turmas do “Se Liga” e 46 com turmas do “Acelera Brasil”. O número de estudantes contemplados foi de 2.413 - o que equivale a 19,45% do total de estudantes com distorção de idade/ ano de escolaridade -, distribuídos por 84 turmas do “Se Liga”, com 1.542 alunos, e 51 do “Acelera Brasil”, com 871. 3.642 estão atualmente no Programa, restando ainda 7.917.
Serviço:
Formação dos Programas de Correção de Fluxo “Acelera, Brasil” e “Se Liga, Brasil”
Público alvo: Professores e supervisores escolares
Das 8h às 12h e das 14h às 18h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena