NOTÍCIAS

| 09.03.15 - 18h01

Recife promove primeiro encontro de 2015 do projeto Diálogos da Saúde

No encontro, a pesquisadora e terapeuta ocupacional Maria Jucineide Lopes Borges apresentou a pesquisa feita em parceria com a Universidade de Pernambuco. (Foto: Divulgação)

A Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Recife promoveu, nesta segunda-feira (9), o primeiro encontro “Diálogos em Saúde: Reflexões sobre Teoria e Prática” de 2015. Cerca de 70 profissionais - servidores, estagiários e residentes - compareceram ao evento realizado no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. A proposta é socializar temas da área de saúde mental que são objeto de estudo de profissionais da área.

No encontro, a pesquisadora e terapeuta ocupacional Maria Jucineide Lopes Borges apresentou a pesquisa feita em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) dentro do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) com o tema “O cuidado às pessoas com transtornos decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas de Atenção Psicossocial do Distrito Sanitário III em Recife/Pernambuco”.

O trabalho desenvolvido desde 2013 tem previsão para ser concluído em julho deste ano, mas os pesquisadores já trazem reflexões sobre a atuação das unidades de saúde em relação aos atendimentos psicossociais: as dificuldades encontradas pelos profissionais do Distrito Sanitário III, o que ainda pode melhorar, além das opiniões dos profissionais que trabalham na área.

Segundo a pesquisadora, a experiência foi enriquecedora tanto para ela, como para os outros profissionais envolvidos na pesquisa, porque é uma troca de experiência mútua. “O trabalho inicial da gente neste projeto foi de leitura, ver o que nós conhecíamos na saúde, o que cada um achava, e podemos, assim, aprofundar, porque cada um vem com preconceitos e experiências anteriores”, explicou Maria Jucineide.

No final da palestra, o público pode interagir, contando experiências exitosas e dificuldades do seu trabalho, além de tirar dúvidas com a pesquisadora sobre os métodos de pesquisa e opiniões sobre saúde mental no Distrito Sanitário III.