NOTÍCIAS

Cultura | 09.03.15 - 15h17

Secretaria de Desenvolvimento Social se reúne com povos e comunidades de terreiros

O objetivo do encontro é tirar dúvidas sobre benefícios e fortalecer a política para o segmento

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos promoveu, nesta sexta-feira (6), uma reunião com povos e comunidades tradicionais de terreiros, na sede da Prefeitura do Recife. O objetivo do encontro foi tirar as dúvidas sobre o Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único) e o funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Divulgar essas informações serve para mapear e identificar os terreiros que recebem benefícios e reforçar as políticas voltadas para essas comunidades.

Segundo o gerente de Igualdade Racial, Samuel da Luz, há uma rede de serviços municipais que estão disponíveis para atender a população. "Dentro das especificações do Ministério do Desenvolvimento Social, está delimitado os povos que são atendidos pela assistência. Dentre estes povos, Recife se centraliza nos povos de matriz africana porque não tem indígenas e nem quilombolas. Nós temos nove CRAS, uma sede do Bolsa Família, vocês podem se cadastrar e ajudar também as pessoas nas suas comunidades", disse o gestor. Até outubro de 2014, 154 famílias estavam cadastradas no Cad Único e 24 recebiam benefícios do Bolsa Família.

O representante do Comitê de Distribuição das Cestas Alimentares para Povos de Comunidade de Matriz Africana (CGMAF), Pai Dadá de Xangô, em sua fala, ressaltou a importância de se identificar como povos de terreiro para combater o racismo. "Precisamos nos unir porque tem muitos profissionais que não são capacitados e não querem entrar nos terreiros por intolerância religiosa. Precisamos ir aos CRAS apra nos identificarmos como povos de terreiro. Divulgarmos as informações entre nós, cadastramos os terreiros. Vamos mostrar a nossa cara".

No encontro, também estiveram presentes a Secretaria de Saúde do Recife para falar sobre o surto da dengue no município. Segundo o último relatório, foram notificados 1.800 casos, destes 349 foram confirmados. Estima-se que 50% destes casos estejam restritos a dez bairros da capital pernambucana. A equipe da Saúde reforçou a importância de cuidar dos espaços religiosos para evitar a doença.

De acordo com Samuel, a meta é que as comunidades se reúnam uma vez por mês, com diversas secretarias municipais, para fortalecer a política pública voltada para este segmento.