NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.03.17 - 13h51

Alto Santa Terezinha de cara nova um ano depois do Compaz

img_alt

Unidade completa um ano de funcionamento com mais de 78 mil atendimentos realizados, transformando a realidade na Zona Norte do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, completa um ano de funcionamento e nesta quinta-feira (9), a programação para a comemoração da marca foi iniciada. O prefeito Geraldo Julio foi até a unidade acompanhado por diversos secretários para celebrar as mudanças que o local vêm promovendo na Zona Norte da cidade. Todos os dias são mais de 2 mil pessoas realizando atividades no equipamento. Totalizando 78 mil beneficiados no último ano. 

“A comunidade tem muito a comemorar, principalmente pela forma como ela tornou o Compaz um equipamento fundamental aqui na Zona Norte da cidade. A própria população é que administra e cuida dele, decidindo o que vai ter e o que não vai ter”, destacou Geraldo. “O Compaz vem transformando a vida das pessoas na Zona Norte, com artes marciais, cultura, esportes, educação e várias atividades que ocorrem aqui. São crianças, jovens, adultos e idosos quem estão sendo beneficiados por eles”, acrescentou.

A programação comemorativa contou com homenagens a funcionários do local, pessoas que participam das atividades e o corte do bolo pelo aniversário. À tarde, haverá a apresentação da Orquestra Paço do Frevo. Já na sexta-feira (10), às 10h, tem show infantil com Tio Bruninho. A população compareceu em peso na unidade para celebrar. “Eu faço ginástica, ioga e tudo isso eu não tinha condições antes. Melhorou a minha saúde e ajudou minha família também. Minha neta faz balé, minha filha de 23 anos foi aproveitada para trabalhar aqui e meu filho ensina skate”, disse Ana Paula da Silva, moradora da Bomba do Hemetério.

“O Compaz mudou totalmente o Alto Santa Terezinha. A relação da população com um equipamento público, já que eles mesmos cuidam muito bem da unidade. A cidade abraça este equipamento e promove uma transformação cidadã na vida das pessoas com as atividades de cultura, lazer, esportes, na biblioteca e em todos os espaços aqui”, explicou o Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife. Ao todo, mais de 8 mil pessoas estão cadastradas, 8 tipos de serviços são ofertados para o público em geral, 25 atividades esportivas, e uma média de mais de 300 pessoas frequentando diariamente a Biblioteca Afrânio Godoy.

<.>

O COMPAZ EM NÚMEROS - A Biblioteca Afrâno Godoy, com seus 850 metros quadrados, a maior já construída pela Prefeitura do Recife, conta com cerca de 15 mil livros e teve quase 48.000 acessos nesse primeiro ano de funcionamento. O acervo atende não só as necessidades, mas as demandas e expectativas do público. Os exemplares foram frutos de parcerias e doações.

O Dojô chegou a marca de mais de 800 praticantes. O número qualifica o espaço como o maior centro de treinamento de artes marciais de Pernambuco e também coloca como o principal projeto social ligado à prática de arte marcial no Brasil. São sete modalidades oferecidas: Jiu jitsu, Judô, Capoeira, Luta Olímpica, Taekwondo, Tenchi Tessen e Aikido.

Além do Dojô, quase 1.500 pessoas participam de outras atividades físicas oferecidas pelo Compaz. Entre elas, vôlei, futsal, futebol, ginástica, skate, todas em parceria com o Programa de Esportes e Lazer da Cidade (PELC), da Secretaria de Esportes do Recife. Outras modalidades que fazem sucesso no equipamento são as aquáticas. Natação e hidroginástica atendem 300 inscritos (dos 1.500) entre crianças, jovens e adultos.

Nas atividades artísticas, 703 pessoas participam, divididas entre Atividade Circense (60), Teatro (48), Dança (210), Dança Contemporânea (30), Dança do Ventre (50), Danças Urbanas (25), Dança de Salão (80), Dança de Salão para a Boa Idade (50) e Percussão (100). Esta grade é realizada em parceria com o PELC e Fundação de Cultura.

Já nas atividades educacionais, a informática contempla 108 alunos. Nos cursos de idiomas, do projeto Compaz Sem Fronteiras, são 620 pessoas.  O Inglês tem 160 alunos e o curso é uma parceria com o English Learning Center (ELC). O Espanhol é oferecido pelo  Instituto Cervantes e também tem 160 alunos. Mais 300 estão aprendendo um idioma online (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão) em parceria com o Grupo IBEP Educação, em parceria com a empresa multinacional Rosetta Stone. Além disso, 40 crianças foram atendidas com reforço escolar.

Os cursos de Qualificação Profissional são oferecidos pela Plan Internacional, Secretaria da Mulher com União Europeia e Fecomércio. Assistente Administrativo (34), Operador de Caixa (34), Empreendedorismo (30), Forme Empresarial (30) e Artesanato (30). Ao total, 158 interessados receberam uma das formações. Nas oficinas, cursos e atividades com as escolas, a Unidade de Tecnologia (UTEC) recebeu 645 alunos. As Práticas Integrativas, que fazem parte a Ioga, Tai Chi Chuan e Biodança, em parceria com a Secretaria de Saúde, possui 60 alunos entre as modalidades.

Na área de Serviços, cerca 17 mil pessoas foram atendidas. Entre eles, Procon, Mediação de Conflitos, Empreendedorismo, CRAS, Emprego e Renda nos Bairros e atendimento psicológico. Situado numa área estratégica do Recife, o Compaz do Alto Santa Terezinha contempla 18 bairros da cidade: Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alta Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois Unidos e Linha do Tiro.