Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Mulher | 09.03.22 - 11h12

Programa Mãe Coruja da Prefeitura do Recife agora faz prevenção e gerenciamento de risco de doenças sexualmente transmissíveis

img_alt

Em parceria com a Política de ISTs, HIV, AIDS e Hepatite Virais, equipes de enfermagem, serviço social e psicologia receberam treinamento para orientar gestantes, puérperas e lactantes nos 19 espaços em funcionamento do Programa. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

O Programa Mãe Coruja da Prefeitura do Recife agora também é ponto de prevenção e gerenciamento de risco às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e hepatites virais para gestantes, puérperas e lactantes. Em parceria com a Política de IST, HIV, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, esta semana foi finalizado o ciclo de formação das equipes, com oficina sobre sexualidade, novas configurações familiares e prevenção combinada, com a entrega do material pedagógico "Caixa da Prevenção Combinada" da ONG Gestos, doado aos Espaços Mãe Coruja Recife, da Sesau.

Em 2021, no Recife, foram notificados 856 casos de sífilis na gestação, 447 casos de sífilis congênita e 104 casos de HIV na gestação. “Com o objetivo de diminuir as transmissões verticais (de mãe para bebê) dessas infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde do Recife lança a estratégia de criar pontos de prevenção e gerenciamento de risco para as ISTs, HIV e hepatites virais para populações consideradas chave e prioritárias”, comenta o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro. 

Com foco nas gestantes e na primeira infância, os primeiros pontos inaugurados com essa estratégia de prevenção e gerenciamento são os Espaço do Programa Mãe Coruja Recife. Todos os 19 espaços em funcionamento do Programa vão trabalhar com a temática de prevenção às IST, HIV e hepatites virais para gestantes, puérperas e lactantes em seus atendimentos individuais e de grupo (nas rodas de conversas e ações), inclusive com a distribuição de preservativos e gel lubrificante. Os 19 Espaços são os seguintes : Santo Amaro, Joana Bezerra, Água Fria, Chão de Estrelas, Fernanda Wanderley (Linha do Tiro), Torrões, Emocy Krause (Torre), San Martin, Coqueiral, Gaspar Regueira (Barro), Bernard Van Leer (Brasília Teimosa), Romildo Gomes (Imbiribeira), Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Maria Rita (Alto José Bonifácio), Dom Helder, Cohab (Ivo Rabêlo), Cohab (Ur-4/Ur-5) e Ibura.

Para se cadastrar no Programa Mãe Coruja, basta procurar o espaco mais próximo da residência. O Programa Mãe Coruja nasceu em 2014, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materno-infantil, ao acompanhar a mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, e a criança do nascimento até os seis anos de idade. Já são cerca de 34 mil pessoas, entre mulheres e crianças, cadastradas no Programa. Atualmente, os 19 Espaços Mãe Coruja em funcionamento conseguem atender mulheres e crianças de 42 bairros mais vulneráveis do Recife e com altos coeficientes de mortalidade infantil.

SAE PEDIÁTRICO - No início de fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde do Recife inaugurou o SAE Pediátrico – Serviço de Atenção Especializado para Crianças Expostas e que Vivem com HIV. Localizado no SAE Gouvêia, na Policlínica Gouvêia de Barros, na Boa Vista, o serviço tem como objetivo acolher crianças expostas ao HIV e crianças e adolescentes que vivem com HIV. Com o SAE Pediátrico, busca-se reduzir a transmissão vertical do HIV na cidade do Recife, bem como a mortalidade por Aids em crianças, as complicações oportunistas no público infantil exposto ou vivendo com HIV e o número de internações do mesmo recorte etário.