Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.03.23 - 10h45

Chuvas de verão: Prefeitura do Recife alerta sobre os riscos de leptospirose

img_alt

A doença infecciosa é causada por uma bactéria do gênero Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Mesmo no verão, as altas temperaturas registradas cedem lugar às conhecidas chuvas passageiras da época. As precipitações, que podem até serem vistas como um alívio no calorão para alguns, merecem atenção quando o assunto é água parada. A Prefeitura do Recife, através da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde municipal, orienta a população sobre os cuidados e riscos de leptospirose neste cenário.

“Algumas doenças podem se propagar facilmente em decorrência da contaminação da água e dos alimentos que entram em contato com ela. A água contaminada pode conter grande quantidade de microrganismos causadores de doenças, tais como a leptospirose, cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite tipo A, giardíase, amebíase e verminoses entre outras”, explica a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes.

A Leptospirose é uma doença infecciosa que pode ter quadros leves até formas mais graves, podendo evoluir para óbito. Ela é causada por uma bactéria do gênero Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. Com as inundações e águas paradas, a disseminação desse agente no ambiente facilita a ocorrência de casos.

“A contaminação pela bactéria Leptospira se dá por exposição direta à urina de animais infectados, que podem ser ratazanas, ratos e camundongos. Mas ela também pode acontecer por meio do contato indireto com água contaminada pela bactéria, através da pele lesionada, da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou, ainda, através das mucosas. As principais situações de risco para adquirir a doença são contato com água ou lama de enchentes, limpeza de córregos ou de bueiros ou de locais com roedores e com lixo”, reforça Vânia. 

Medidas importantes para prevenção da leptospirose envolvem toda a população. Algumas das medidas são colocar o lixo doméstico para fora de casa apenas em momentos antes da coleta; manter limpos quintais e terrenos; não jogar entulhos em ruas e córregos; limpar e capinar os terrenos; fechar buracos entre telhas, paredes e rodapés; à noite, lavar e guardar as vasilhas de animais domésticos; manter a caixa d’água limpa e tampada, colocar aparas (sainhas) nos canos das caixas d’água para impedir a subida de ratos no reservatório e jogar fora os alimentos e remédios que forem molhados nas enchentes estão entre elas.

A leptospirose pode ser assintomática, mas, quando aparecem, os sintomas geralmente passam pela febre, náuseas, e dores de cabeça e no corpo – principalmente nas panturrilhas. Pode haver, também, calafrios, dor de garganta e fotofobia, que é a sensibilidade à luz. Caso apresente algum dos sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. Se tiver tido contato recente com lama ou água de enchentes, também é preciso informar ao médico.

Para manter os cuidados com a população, o CVA, através dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) do Recife, realiza um trabalho educativo com a população sobre como manter os ambientes limpos e prevenir as doenças transmitidas através da água parada. Essas orientações são passadas durante as visitas de rotina dos asaces nos bairros.