Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 09.03.23 - 19h44

Espetáculo do Boi Voador retorna à Praça do Marco Zero

img_alt

Espetáculo gratuito e ao ar livre que integra a programação oficial de aniversário do Recife será neste domingo (12), às 18h. (Foto: PCR Imagem)

 

Três anos se passaram desde a última vez que o boi sobrevoou a Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, deixando centenas de pessoas encantadas e ansiosas por mais deste evento que rememora um acontecimento histórico da cidade: o dia em que Nassau fez um boi voar. O espetáculo O Boi Voador, que integra a programação oficial de aniversário do Recife, será neste domingo (12), às 18h. O espetáculo é ao ar livre, gratuito e conta com uma trama que vai envolver crianças e adultos.

 

Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Programa Recentro, O Boi Voador chega a sua terceira edição, com texto e direção do ator, diretor e dramaturgo Ruy Aguiar. A vestimenta do grande protagonista, o boi, é assinada por Leopoldo Nóbrega, responsável nos últimos anos pela maior alegoria do Carnaval recifense, o Galo gigante.

 

O espetáculo O Boi Voador ocorre no Marco Zero do Recife e utiliza o conjunto arquitetônico como cenografia. A cada edição são incorporados novos elementos à cena. Para o ano de 2023, novos personagens agregam à história como João Fernandes Vieira e Maria César, que vivem uma cena romântica. Outra novidade será a introdução de músicas inéditas, compostas ao estilo da época, pelo músico pernambucano Demétrio Rangel. Destaque para a Modinha e o Lundu, ritmos trazidos da Europa e África, respectivamente, grandes influenciadoras da Música Popular Brasileira.

 

O Boi Voador é uma peça teatral que visita o século XVII, mostrando ao grande público momentos e personagens marcantes do período holandês em Pernambuco. O enredo traz o momento em que Maurício de Nassau chegou para governar a Nova Holanda, como era chamado o Brasil naquele tempo. O Conde chegou acompanhado de inúmeros intelectuais e isso gerou muito burburinho e ansiedade na população local.

 

Em cena, cerca de 100 atores e bailarinos pernambucanos irão contar essa história para o público. E, claro, o marcante momento em que Nassau “fez um boi voar” será encenado. Nassau estava sendo questionado pela demora da construção da ponte e já estava, segundo a pitoresca história, virando motivo de piada, onde todos diziam ser mais fácil um Boi Voar, que Nassau terminar a ponte.

 

Destaque também para a cena da chegada da Corte de Nassau, onde atores e bailarinos, com adereços em formato de velas, apresentarão uma coreografia inédita, representando as caravelas que trouxeram os europeus. 

 

Importante lembrar que O Boi Voador venceu o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo, na categoria Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo – Iniciativas de Destaque.

 

LETREIRO RECIFE - Além do boi voador na Praça do Marco Zero, outra novidade e presente para a cidade neste 486° aniversário será a entrega do novo letreiro RECIFE. A Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com o Recentro, providenciou uma atualização no equipamento. Repaginado e de cara nova, o equipamento que compõe o emblemático atrativo turístico do Bairro do Recife será grafitado por Rafa Mattos, John Cavalcanti, Cigana, Maria Magdala, Abros e Leo Gospel.