NOTÍCIAS

Cultura | 09.04.13 - 20h22

Geraldo sanciona a Lei Momento do Frevo

[caption id="attachment_33168" align="alignleft" width="680"] Projeto tem por objetivo promover o ritmo, Patrimônio Imaterial da Humanidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Músicos, compositores e incentivadores do Frevo compareceram ao gabinete do prefeito Geraldo Julio, nesta terça-feira (9), para prestigiar a sanção da Lei Momento do Frevo. O projeto institui que as rádios devem dedicar um espaço na programação para tocar duas músicas do gênero por dia, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. A regra não se aplica às emissoras com fins religiosos. A Lei entra em vigor após publicação no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (11).

Referindo-se à importância de se estimular a produção e a circulação do Frevo, Geraldo ressaltou o papel simbólico da iniciativa para a valorização da cultura do Recife. “Com esta ação estamos divulgando um dos nossos valores, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade. É um primeiro passo para fortalecer a nossa Cultura, que é tão rica”.

O prefeito do Recife falou também sobre a necessidade de garantir formação e espaço de trabalho para os jovens que têm vocação para as artes: “Não será um trabalho fácil, mas se estivermos juntos vamos conseguir possibilitar aos jovens exercer o seu talento enquanto profissão, sem que precisem de um trabalho que não é de seu interesse, de segunda a sexta-feira, para se sustentar. Já venho conversando com a secretária de Cultura, Leda Alves, sobre não somente ensinar o Frevo nas escolas, mas possibilitar a escuta da nossa música na rede municipal. Isso vai estimular o gosto dos jovens pela nossa cultura”. Já a secretária Leda Alves pontuou o privilégio de uma gestão poder ser porta-voz de um anseio da população. “A aprovação dessa Lei junta a fome com a vontade de comer. Há tempos os músicos esperam por isso. Estou contentíssima de estar aqui para vivenciar esse momento”, afirmou.



De acordo com o vereador Marco Aurélio Medeiros, que propôs o projeto de Lei, a ideia é garantir que o Frevo seja tocado o ano todo, e não somente durante o Carnaval. “Nós estamos na capital do frevo, onde o ritmo se firmou, e é reconhecido como nosso patrimônio. Então, vamos ouvir a música que concebemos”, disse. Para o legislador, a matéria estimulará também a produção de novas composições: “Com um espaço nas rádios para divulgação da música, os artistas devem se sentir incentivados a gravar o frevo”. O vereador Marco Aurélio comprometeu-se a, junto com artistas como Claudionor Germano e Maestro Ademir Araújo, visitar as rádios, na próxima semana, para estimular a rápida adesão à iniciativa.

Também estiveram presentes no ato de sanção da Lei o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, e o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Roberto Lessa.

Frevo - O frevo, surgido no final do século XIX, é uma das mais ricas expressões artísticas brasileiras, e incorpora, principalmente, música e dança, além de uma série de outros atributos como saberes, ofícios e a imensa representatividade das suas agremiações. É na inventividade e capacidade de improviso que se gera o espaço para a sua resistência e manutenção. Expressão centenária que transgride e ao mesmo tempo estabelece antigas e novas formas de participação sociocultural.