NOTÍCIAS

Cultura | 09.04.13 - 15h17

Operação da PCR retira fiteiros do entorno de escola pública em Beberibe

Ação reordena comércio informal e devolve passeio público ao pedestre. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O bairro de Beberibe, situado na Zona Norte do Recife, recebeu mais uma ação de reordenamento do espaço público na manhã desta terça-feira (9). Por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), a Prefeitura do Recife retirou 36 equipamentos – barracas e fiteiros – localizados na calçada da Rua Uriel de Holanda, em frente à Escola Estadual Pedro Celso, permitindo aos pedestres do local andar pelo passeio público, antes obstruído pelos equipamentos.

Como os comerciantes foram avisados previamente da ação na última quinta-feira (4) e nesta segunda (8), a atividade aconteceu sem transtornos. A Gerência de Operações da Semoc possibilitou aos ambulantes, que optaram por ficar com o equipamento, o transporte dos objetos e mercadorias para o endereço informado. Os demais fiteiros, que estavam em bom estado de conservação, seguiram para depósito da Gerência de Operações, na Boa Vista, e estão disponíveis para os proprietários.

Dezesseis comerciantes e seus equipamentos foram transferidos para a alameda de serviços do Mercado Público de Beberibe. Foram realocados os ambulantes que trabalhavam com artigos de mercado, como doces e balas. À frente da ordenação, o gerente-geral de operações da Semoc, Flávio Romarico, explica que a ação devolve o passeio público ao pedestre. “Agora, os pedestres podem andar pela calçada e não mais pela via, como acontecia anteriormente”, ressalta.

A secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim detalha que a operação cumpre a Lei Estadual nº 10.454/1990, que versa sobre atividades no entorno de escolas públicas e privadas pernambucanas. “Estamos cumprindo, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma norma estadual. As unidades educacionais devem estar livres de atividades nocivas, como venda de bebidas alcoólicas, em um raio de pelo menos 100 metros de distância”, resumiu.

Cerca de 100 pessoas participaram da ação, que contou com a atuação da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Pela segunda vez neste ano, o bairro de Beberibe recebe ordenamento. Em 21 de janeiro, 150 ambulantes foram transferidos da Avenida Beberibe para o mercado do bairro.