NOTÍCIAS

Cultura | 09.04.13 - 16h36

Recife participa da 22ª edição da BNTM

Foco das vendas será destino como sede da Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, participa do maior evento de turismo no Nordeste, a 22ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que acontece desta quarta até domingo (10 a 14 de abril), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O Recife vai disputar a atenção de empresários de 27 nacionalidades. “Focaremos a nossa venda, nesta edição da BNTM, como destino sede da Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014. Com a realização já confirmada do evento em Pernambuco no próximo ano, estamos em parceira com a Empetur realizando uma noite pernambucana, no dia 11”, afirma a gerente de Desenvolvimento Turístico e Marketing da Setur, Daniela Alecrim.

De acordo com a organização do evento, os argentinos são os maiores interessados entre os 246 compradores participantes (chamados de buyers) confirmados. “É uma grande oportunidade para  termos contato, num único evento, com esses operadores de vários países do mundo. Além disso, temos o contato com os jornalistas internacionais, principalmente os portugueses, que são nosso 2° mercado emissor internacional”, comenta Daniela Alecrim. Paralelo à BNTM este ano, será realizado o II Salão de Turismo Baiano e a Feira de Turismo ABAV/BA.

A BNTM, como é conhecida, é uma bolsa de turismo, e reúne expositores de toda região, além de operadores nacionais e estrangeiros. O objetivo da bolsa é promover o encontro entre empresas e operadoras locais ligadas ao turismo (hotéis, resorts, agência de turismo, agências de receptivo, pousadas, operadores) e operadores nacionais e internacionais, companhias aéreas, órgãos governamentais, bancos federais e organizações do segmento.

Os empresários argentinos representam 17% do público interessado nos produtos e serviços oferecidos pelo setor de turismo no Nordeste, principalmente em relação a hotéis e produtos da hotelaria e do setor de receptivo. O segundo lugar fica para o Brasil em geral (15% dos compradores) e, em terceiro, os Estados Unidos (9%). Países da Europa também se mostram interessados, como Alemanha, Espanha, Itália, Portugal, Uruguai, França e Inglaterra.

Além de ter acrescentado mais um dia de rodada de negócios na edição deste ano, houve uma inovação que permite aos fornecedores agendarem essas rodadas com os compradores. As rodadas de negócio terão um novo formato. Desta vez serão os suppliers (fornecedores) que irão até o cliente (o comprador) para apresentar os produtos e serviços. De acordo com os organizadores do evento, a mudança garante maior visibilidade e maior possibilidade de vendas.

Entre os 246 buyers confirmados estão empresários de operadoras locais ligadas ao turismo (hotéis, resorts, agência de turismo, agências de receptivo, pousadas, operadores) e operadores nacionais e internacionais, companhias aéreas, órgãos governamentais, bancos federais e organizações do segmento. Já entre os suppliers, 170 vendedores e 118 expositores, basicamente gestores de agências de viagens, de empresas ligadas ao receptivo e à hotelaria. A expectativa do evento é reunir mil profissionais neste evento. A estrutura é composta de 141 estandes, sendo nove na área governamental, 15 no segmento institucional e 118 na área comercial.

A BNTM foi criada em 1992, pela Fundação Comissão de Turismo Integrado (CTI) Nordeste. A CTI Nordeste é formada pelos nove estados da região e tem como meta alavancar o fluxo turístico local, destacando os principais destinos e produtos dos municípios nordestinos.