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Cultura | 09.04.15 - 20h50

Alunos autistas têm 1ª aula com robôs humanoides

Todos os 194 estudantes da rede municipal que têm autismo terão aulas de robótica para estimular o desenvolvimento da comunicação e da concentração. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Hellen Cristina e Maria de Lourdes, 4 anos, nem sempre conseguem interagir muito com os demais alunos da Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz, no bairro da Cohab, mas passaram a tarde desta quinta-feira (9) brincando e aprendendo com os robôs humanoides do Programa Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife. Esta foi a primeira aula de robótica dos alunos autistas da rede municipal de ensino, dentro da proposta de inclusão pedagógica da Secretaria de Educação do Recife.

A iniciativa vai contemplar, de forma contínua, todos os 194 estudantes da rede municipal que têm transtorno do espectro autista. Neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 45 educandos participam das atividades do "Abril Azul". Nesta primeira etapa, 27 professores do Atendimento Educacional Especializado (que têm especialização em Educação Especial) participaram de formações para uso das tecnologias assistivas com autistas. A Secretaria Municipal de Educação, que conta com 30 robôs humanoides, vai levá-los em duas escolas por semana.

O secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, explica que a ação se baseia em estudos teóricos e experiências realizadas em diversos locais do mundo, como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e México. "A iniciativa de usar a robótica como instrumento no atendimento educacional especializado para o desenvolvimento dos autistas é pioneira nas redes municipais de ensino do Brasil. Esses recursos de robótica para alunos autistas mal estão disponíveis na rede privada. A maioria das crianças com autismo têm dificuldade de socializar com humanos, mas os estudos já mostram que eles conseguem interagir muito bem com robôs", explica Francisco Luiz.

De acordo com uma das coordenadoras do Programa Robótica na Escola, Ana Paula Andrade, as atividades são específicas para cada aluno e foram planejadas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado em parceria com a equipe do Programa Robótica na Escola. "Programamos o comportamento dos robôs para que eles abordem especificamente as dificuldades dos estudantes autistas, através de brincadeiras que trabalham questões pedagógicas. Vivenciamos situações em que crianças que não falavam com ninguém passaram a conversar com os robôs. Esse estímulo ao desenvolvimento da linguagem é essencial para a aprendizagem, pois é a partir disso que o aluno consegue entender o professor", explica Ana Paula.

A professora Sônia Brito se animou ao ver as suas alunas interagindo com os robôs. "Neste primeiro contato de Hellen e Maria de Lourdes com os humanoides, já foi possível ver como elas ficaram à vontade para lidar com o NAO. Acredito que os robôs vêm para enriquecer o nosso trabalho", avalia a docente.

ROBÓTICA - Os alunos da rede municipal de ensino do Recife passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação implementou o Programa Robótica na Escola, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Eles também têm aulas com a linha de robôs humanoides (NAO) e, em breve, passarão a ter contato com a linha da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas e eletrônicas. Atualmente os professores estão passando por formações para depois começarem a dar aula de robótica com ferramentas.

AUTISMO - É um transtorno que compromete o desenvolvimento normal da criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações diferentes relacionadas a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. Elas relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual. A linguagem algumas vezes é atrasada ou não se manifesta.