Prefeito entrega obras de contenção e acompanha mais um mutirão da Operação Inverno
Como parte das ações que visam minimizar o risco de transtornos oriundos da chuva, a Prefeitura do Recife realizou, na manhã deste sábado (9), mais um mutirão que faz parte da Operação Inverno 2016. A ação, que realiza o monitoramento de áreas de risco, colocação e substituição de lonas plásticas, capinação, roçagem de mato, coleta de entulho e ações educativas, aconteceu no Alto do Refúgio, e foi acompanhada pelo prefeito Geraldo Julio, que também entregou obras de muros de arrimo e contenção de encostas na Rua Pirauí.
“Viemos aqui realizar mais uma entrega de uma obra que melhora a vida de tanta gente. Essas pessoas sofrem muito no período das chuvas e agora vão poder se sentir mais seguras. Todos os serviços realizados aqui garantem que a comunidade esteja mais preparada para enfrentar o inverno sem transtornos”, declarou o prefeito Geraldo Julio, que entregou escadaria, calçadas e um muro de arrimo na Rua Pirauí, no Alto do Refúgio.
Os serviços, executados pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), tiveram um custo de cerca de R$170 mil reais e vão beneficiar 320 famílias da região. São 196 metros quadrados de calçadas, 8,5 metros de escadarias e 122 metros quadrados de muro de arrimo, além de uma contenção de talude com mais de 85 metros quadrados, que agora tornam o ambiente mais seguro para a população do local.
De acordo com dona Alda Vieira, moradora da área, agora vai ser mais fácil descansar. “Não tínhamos uma noite tranquila de sono por aqui quando chovia. Era muita preocupação e muito medo. Agora está tudo organizado, bonito, o aspecto do lugar ficou outro. Demorou muito pra ver esse dia chegar, mas finalmente vou poder viver mais sossegada com minha família sem precisar me preocupar de sair de casa quando a chuva cair”, falou a dona de casa.
O secretário-executivo de Defesa Civil, Coronel Cássio Sinomar, explicou que, além da entrega das obras realizada pelo prefeito no Alto do Refúgio, os mutirões da Operação Inverno aconteceram outras localidades de risco do Recife. “As ações também aconteceram hoje no Alto da Jaqueira, Córrego Domingos Sávio, Pantanal e no Córrego do Curió. Todos os locais estão recebendo vistorias, intervenções, colocações de lonas, e orientações sobre a segurança para estas áreas vulneráveis. Temos mais de 6 mil pessoas envolvidas na equipe, trabalhando para minimizar os danos da chuva”, afirmou.
A Operação Inverno teve início em março deste ano e conta com um investimento de, aproximadamente, R$ 31,2 milhões e mais de 6,4 mil pessoas envolvidas no trabalho. Defesa Civil, Emlurb, CTTU e Guarda Municipal são alguns dos órgãos da gestão trabalhando de forma integrada para minimizar os efeitos das chuvas.