Salto em Altura, Esgrima e Kart no último dia da Semana Esportiva Recife
A despedida da Semana Esportiva Recife, neste domingo (9), foi marcada por muita diversão e gostinho de quero mais, no Segundo Jardim de Boa Viagem. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a programação teve como objetivo principal mostrar diferentes modalidades esportivas, contando com a ilustre presença de atletas e paratletas brasileiros.
No último dia desta primeira edição, o público conheceu de perto a Esgrima, com o professor do Colégio Militar de Pernambuco, Daniel Gonçalves. A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, não deixou de agradar o público, demonstrando suas habilidades nessa modalidade que é uma das apresentadas dentro do Pentatlo Moderno, sua especialidade. “Tivemos uma receptividade muito boa com a Semana Esportiva Recife, as pessoas participaram de tudo. No caso das crianças, o brilho nos olhos transparecia ainda mais o encantamento de conhecer de perto esportes inusitados”, destacou Yane.
Com apenas 7 anos, Luís Miguel desafiou Yane na esgrima e adorou a brincadeira com essa modalidade que ele só conhecia pela televisão, assistindo aos Jogos Olímpicos de 2016. “Eu nunca tinha visto isso de perto, só pela televisão e achei muito legal. Nunca imaginei que eu fosse vestir essa roupa”. A mãe dele, a dona de casa Walquíria Guedes, de 30 anos, também aprovou o evento. “Achei muito interessante isso de trazer pra perto da gente esportes pouco conhecidos. É bom para incentivar a prática do esporte para todos os gostos”, afirmou.
O Segundo Jardim deu espaço ainda para o salto em altura, demonstrado pelo principal nome da modalidade em Perambuco, Jeohsah Beserra, de 18 anos. Natural de Pesqueira, o atleta foi representante do Brasil na Paralimpíada do Rio e conquistou medalha de prata no ParanPan-Americano de jovens. “Achei muito divertido poder mostrar meu esporte para as pessoas, mostrar para todos que praticar alguma modalidade é para qualquer pessoa. Todos somos capazes, independente de ser ou não uma pessoa com deficiência. Basta você querer”, afirmou Jeohsah.
Quem também foi curtir o evento foi o paratleta Leonardo Rodrigues, de 24 anos. Ele, que é vice-campeão brasileiro em Salto em Altura, curtiu o evento do começo ao fim. “Essa é uma iniciativa muito boa, especialmente porque mostra para as pessoas que a gente é capaz de fazer o que a gente quiser, independente da nossa deficiência”.
Dando sua volta rotineira de longboard, o carteiro Felipe Tavares, de 32 anos, ficou surpreso com a Semana Esportiva Recife. “É muito importante quando a gestão pública se preocupa em promover eventos de lazer, que também mostram novas oportunidades para todos. A gente vê isso no mundo todo e quando temos isso perto da gente é bom demais”.
Para os apaixonados por velocidade, deu para ter um pouco de noção da adrenalina obtida no Kart a partir de uma exposição fotográfica montada também na Orla de Boa Viagem. Com seus 8 anos, Fabrício Filho é campeão brasileiro de kart na categoria mirim. Ele mostrou um pouco desse esporte que faz parte da sua vida. “É muito legal poder divulgar algo ainda pouco conhecido das pessoas, mostrar pra elas que existem escolas onde você pode treinar e também se apaixonar pelo Kart”.
Nos quatro dias de programação, o público pode conhecer de perto modalidades como Luta Olímpica, Hipismo, Futebol Americano, Hóquei sobre Patins, Basquete, Salto em Altura, Esgrima, Tênis de Mesa, Handebol, Ginástica e Kart.
Entre as personalidades que participaram da Semana Esportiva, Adrianinha, ex-armadora da Seleção Brasileira de Basquete; Mariners, mais conhecido time de futebol americano do Recife; Lucas Matheus, que treina Luta Olímpica no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e que foi selecionado para o Ganhe o Mundo Esportivo, programa que oferece um intercâmbio de três meses; os irmãos Lucas e Gustavo Carvalho, especialistas no Tênis de Mesa e tricampeões pernambucanos em suas categorias; e muitos outros.
A 1ª edição da Semana Esportiva Recife deve integrar o calendário de atividades esportivas da cidade e ainda abriu o debate para o esporte como ferramenta de inclusão social.