NOTÍCIAS

| 09.05.11 - 17h17

Imunização contra a Influenza segue no Recife

Mobilização nacional continua até o dia 13. Vacina está disponível em 180 unidades da Rede Municipal de Saúde

Por Larissa Correia

A Secretaria de Saúde do Recife lembra à população que a campanha de vacinação contra a Influenza termina na próxima sexta-feira (13). A mobilização tem como público-alvo idosos, gestantes, crianças entre seis e 24 meses de vida e profissionais que exerçam atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, atendimento ou investigação de casos de infecção respiratória. Além de dois tipos da gripe comum, este ano, a dose imunizará contra o vírus A (H1N1).

Até o momento, a mobilização já contemplou 85.205 pessoas na capital pernambucana, o equivalente a 36,39% do total de 234.115 indivíduos com o perfil da iniciativa. “A grande ocorrência de chuvas nos últimos dias interferiu na procura das pessoas pela vacina, mas estamos dentro da média observada em Pernambuco. Como em outros anos, certamente atingiremos a meta de 80% definida pelo Governo Federal”, apontou Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa de Imunização do Recife.

A gestora ressalta que o produto não deve ser administrado em pessoas alérgicas a ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina, como choque anafilático. Quem estiver gripado e com febre deverá adiar o recebimento da dose. Preenchendo os critérios necessários, quem ainda não se vacinou poderá recorrer a 180 unidades da Rede Municipal de Saúde, de segunda a sexta, pela manhã e à tarde. “É fundamental receber a dose. O produto protege dos riscos de uma gripe, que pode trazer complicações e até levar a óbito”, destacou Elizabeth.

Para saber o melhor lugar onde receber imunização na cidade, os moradores do Recife podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal da Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.

Números – Dentre os 234.115 usuários recifenses que se encaixam no perfil da campanha, já foram vacinadas 11.015 crianças, cerca de 33% do total. Elas deverão receber uma segunda dose 30 dias após a primeira. Também estão vacinados aproximadamente 59,2 mil idosos – 36% do público pretendido. Entre as gestantes, 6.399 receberam a imunização, o correspondente a 30,81% do público alvo. Do total de profissionais da saúde habilitados, 8.770 se imunizaram (30,22%).

ASSUNTOS: