NOTÍCIAS

| 09.05.11 - 16h59

Prefeitura monta ação especial de saúde para atender a população

Durante a Operação Inverno 2011, a Secretaria de Saúde do Recife realiza uma ação integrada de todos os seis Distritos Sanitários com as diretorias de Vigilância à Saúde, Atenção à Saúde, Planejamento e Administração Setorial, além da relação intersetorial junto ao IASC e a CODECIR. Mais de 110 profissionais dessas áreas estão mobilizados para atender a população, prestando assistência à saúde.

Os distritos estão acompanhando a população desde a retirada das famílias das casas das áreas de alagamento ou com risco de desabamento até o abrigamento. As equipes de profissionais são compostas por médicos, enfermeiros, agentes de saúde e ambiental que atuam nas comunidades e nos abrigos com identificação, assistência e acompanhamento dos adultos e crianças com quadro de infecção, viroses, ferimentos, entre outras ocorrências.

Aos locais, a secretaria enviou kits básicos de medicamentos (antitérmicos e analgésicos), soro de reidratação oral, material de curativo e alimentação emergencial para crianças (leite e mamadeiras com prescrição médica). Também houve reforço no estoque da vacina anti-tetânica. Para os moradores que ainda continuam em suas residências, a secretaria também garante atendimento médico emergencial.

Todo o exército da Saúde do Recife advém das Equipes de Saúde da Família (251 no total). A estratégia utilizada pela secretaria envolve todos os profissionais, independente do distrito sanitário em que ele esteja lotado. Os distritos menos atingidos pelas chuvas estão enviando profissionais para o território e abrigos das áreas mais atingidas para reforçar os atendimentos.

A Vigilância Ambiental também está concentrando esforços para ajudar as vítimas das chuvas. Mais de 80 profissionais entre Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e motoristas, trabalham no convencimento junto aos moradores para deixarem as áreas de risco. Equipados com 18 veículos (três caminhões e 15 carros), eles também auxiliam no transporte do mobiliário, fazendo o encaminhamento para os abrigos e realizando a prevenção e controle de escorpiões.

A Vigilância Sanitária ainda compõe o time no trabalho de socorro às vítimas das chuvas. Os profissionais trabalham nas atividades de coleta e monitoramento de água, estão orientando a população para o uso adequado dos alimentos (higiene, limpeza e conservação) e visitando os abrigos.

O Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) descentralizou dez ambulâncias para atendimento médico. O nível central da Secretaria de Saúde – que compreende os setores de planejamento e administração setorial - também está de prontidão. O grupo de engenheiros está trabalhando incessantemente na identificação de unidades de saúde com danos em sua estrutura física decorrente das chuvas e na manutenção em caráter emergencial das mesmas. Já a Administração Setorial concentra e dá encaminhamentos no que se refere à aquisição de medicamentos, material médico-hospitalar e outros insumos.

Durante o final de semana, a Secretaria de Saúde realizou buscas ativas nos abrigos para monitoramento da saúde da população abrigada com o objetivo de identificar possíveis quadros de adoecimento por viroses e doenças infecto-contagiosas, características da época de chuvas e consequência dos alagamentos

ASSUNTOS: