NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.12 - 10h07

Educação relembra Dia de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

“Escola Para Pais e Filhos” discute o tema antecipando as discussões em torno da data (18 de maio) e realiza 3º encontro do Ciclo de Palestras 2012 direcionado a pais beneficiários do Bolsa Escola

Por Fábio Callado

Em 18 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca os 39 anos da morte da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, assassinada violentamente em 1973. A Prefeitura do Recife antecipa as discussões em torno do tema promovendo a palestra “Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente”, nesta sexta-feira (11), às 14h, no Auditório Oscar Pereira, na 3ª Vara da Infância e da Juventude – Rua Dr. João Fernandes Vieira, 405 - Bairro da Boa Vista. O encontro será direcionado a 50 pais ou responsáveis por estudantes beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal.

A palestra faz parte do Ciclo 2012 do “Escola para Pais e Filhos”, eixo do programa “Escola que Protege”, criado em 2005 pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e que tem como objetivo atender às crianças vítimas de violência. Para este encontro, a PCR convidou a coordenadora nacional do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfretamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair), Edilza Pereira. O Pair é uma organização de articulação e fortalecimento das redes de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O Programa busca combater a violência por meio da implantação de ações integradas, facilitando a pronunciação e o acesso aos serviços.

Este será o terceiro encontro do ciclo de palestras do “Escola para Pais e Filhos” em 2012 e receberá 50 responsáveis legais por alunos da Escola Municipal Novo Pina (RPA 06). O ciclo 2012 é uma ação integrada de secretarias e outros órgãos municipais que trabalham em conjunto com a Secretaria de Educação, como a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Assistência Social/Iasc e Saúde. Já as parcerias incluem o Corpo de Bombeiros, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

O Escola que Protege foi criado em 2005 para atender a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica sofrida ou praticada. O acolhimento; atendimento psicológico às vítimas; grupos operativos; palestras; atividades socioculturais; notificações; monitoramento nas escolas e as visitas institucionais e domiciliares são suas linhas de ação.


Leia mais sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes