Escola Reitor João Alfredo apresenta exposição no Paulo Freire
A mostra retrata a paisagem e a cultura da capital pernambucana
Por Caio Dias
Começa nesta quinta-feira (10), no Centro Paulo Freire, uma mostra produzida pelos estudantes da escola municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite (RPA1). A exposição 'Recife: ruas, rios e pontes', uma compilação de gravuras, desenhos e pinturas criadas pelos próprios estudantes da unidade escolar, como forma de homenagear os 475 anos da Cidade, ficará disponível para visitação até o final do mês.
Os estudantes, dos 4º e 5º anos, dos turnos da manhã e da tarde, com orientação de uma equipe de 12 educadores, criaram textos coletivos, produções literárias, colagens, pinturas e desenhos sobre o Recife. As produções foram desenvolvidas através do trabalho em sala de aula sobre a história do Recife e as obras dos poetas Manuel bandeira, João Cabral de Melo Neto, Solano Trindade e Chico Science.
A apresentação do Recife (de anos atrás e dos dias de hoje) através da reunião de fotografias, ficou a cargo do gestor da unidade escolar, Fernando Figueiroa. O Marco Zero, o Palácio das Princesas, o Rio Capibaribe, a praia de Boa Viagem, a vista panorâmica das pontes e do centro da Cidade foram alguns dos alguns pontos retratados, que compõem o acervo da exposição.
“Esse contato com a história da Cidade permite aos estudantes conhecer, entender e valorizar melhor o espaço onde eles vivem. Os estudantes, em sua maioria dos bairros do Coque e dos Coelhos, estão podendo conhecer melhor o Recife e os poetas. Todo o trabalho desenvolvido acaba resgatando a autoestima e a identidade deles com o próprio bairro”, destaca.