Mutirão de saúde movimentou a Mustardinha
Ação disponibilizou serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue e orientações sobre dengue e exercícios físicos
Por Clarissa Macau
Moradores da Mustardinha, na Zona Sudoeste do Recife, participaram de um grande mutirão da Secretaria Municipal de Saúde. Realizada na manhã e início da tarde desta quarta-feira (09), a ação envolveu enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde e estagiários do Programa de Saúde Ambiental, que ofereceram aos moradores do bairro serviços como aferição de pressão arterial, glicose, distribuição de informativos e palestras abordando temas como saúde bucal, exercícios físicos, alimentação, doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais, aids e dengue.
Segundo a supervisora da ação, a enfermeira Andréa Cavalcanti, mais de 100 famílias da comunidade foram convidadas a participar da iniciativa. “A atividade tem foco na prevenção e promoção da saúde. Especificamente nesse mutirão, queremos identificar jovens e idosos com hipertensão e diabetes, que receberão os encaminhamentos necessários em cada caso”, comentou.
A vontade de saber mais sobre aumento da pressão arterial foi a causa da presença da jovem Rosana Barros, 24 anos, que vê em eventos como esse mais uma oportunidade de se consultar e esclarecer dúvidas. “Vim para medir pressão, mas também gostei muito das palestras que ensinaram sobre prevenção da dengue e também o uso da camisinha. É importante para todos aqui da comunidade”, afirmou. A dona de casa Vera Lúcia Coelho, 55, hipertensa, se declarou frequentadora assídua das ações da Prefeitura do Recife no bairro. “Sempre é bom fazer a revisão da saúde”, completou.