NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.12 - 17h37

Obras da Via Mangue no Cabanga em nova fase

Uma nova pista, que foi erguida no Viaduto Capitão Temudo, começa a receber asfaltamento. O trecho faz conexão com a Ponte Agamenon Magalhães (Pina) e deve estar pronto em 30 dias

[caption id="attachment_18121" align="alignleft" width="334" caption="Novo trecho tem 4,5 metros de largura e 240 metros de extensão e se unirá às outras duas faixas de rolamento cujas dimensões são similares. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

Teve início nesta quarta-feira (09), nova intervenção das obras do complexo Via Mangue, que vai garantir maior mobilidade para a Zona Sul da capital pernambucana. O trabalho executado da Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Urbanização do Recife (URB), acontece no Viaduto Capitão Temudo (Cabanga) onde está sendo realizada a pavimentação da terceira pista, que foi erguida no elevado, no trecho de ligação com a Ponte Agamenon Magalhães (Pina). A estrutura vai oferecer em breve, uma nova faixa de rolamento para os veículos que se dirigem ao centro da cidade.

Para a presidente da URB, Débora Mendes, a ação representa a consolidação da atual gestão em cumprir metas e o cronograma estipulado pelo PAC Copa. “Com a entrega da etapa inicial da obra viária da Via Mangue, no Capitão Temudo, consolidamos mais uma vez o compromisso da Prefeitura do Recife em melhorar a mobilidade da capital pernambucana. Com isso, estamos implantando também, ações de fluidez para o tráfego da cidade”, destacou.

Maior obra viária dos últimos 30 anos no Recife, a Via Mangue, executada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, faz parte da preparação da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A obra representa um investimento total de R$ 555,8 milhões.
 
A fase final no Capitão Temudo consiste no asfaltamento, implantação de postes de iluminação e sinalização horizontal na estrutura que foi erguida no local. O novo trecho tem 4,5 metros de largura e 240 metros de extensão e se unirá às outras duas faixas de rolamento cujas dimensões são similares. Assim, a pista terá uma largura total de 13,5 metros para acomodar até três linhas de tráfego, permitindo agilidade aos motoristas que deixam a zona sul da cidade.  A previsão é que a nova faixa esteja liberada ao trânsito em 30 dias.

Trânsito – Devido à intervenção,  desta quarta (09), será interditada a pista esquerda da Ponte Agamenon Magalhães que faz o acesso de veículos ao Cais José Estelita. Com isso, o condutor que estiver na pista da esquerda da Ponte terá, obrigatoriamente, que subir o Viaduto Capitão Temudo em direção à Joana Bezerra.
 
O condutor que tiver como destino os bairros de São José e Recife Antigo, e quiser utilizar o Cais José Estelita, deverá pegar a pista da direta da Avenida Antônio de Góes, no Pina, e na sequência e seguir pela pista da direta da Ponte Gov. Agamenon Magalhães. Placas de sinalização serão afixadas no local para alertar os condutores sobre o bloqueio. A previsão é o trecho bloqueado seja liberado em 15 dias.