NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.13 - 20h33

Prefeitura do Recife interdita casa de show nos Torrões

[caption id="attachment_34076" align="alignnone" width="680"] Planeta Show funcionava nos finais de semana, sem Alvará de Funcionamento e Localização. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Em mais uma ação de fiscalização em casas de shows do Recife, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), interditou o espaço para festas Planeta Show, situado no bairro dos Torrões e notificou o Bar do Caboclinho, em Afogados. Vistoriados nessa quinta-feira (9), as casas possuíam pendências em relação ao Alvará de Funcionamento e Localização, documento que libera o espaço para abrigar shows e eventos.

O Planeta Show, casa de número 1606 da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, foi interditada pela Secon e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) por não apresentar licença para funcionamento. Na 4ª Gerência Regional da Secon, tramita uma solicitação de viabilidade para abrigar um espaço para festas infantis. “O proprietário deverá comparecer a regional o mais breve possível, para regularizar a documentação e solicitar um alvará de acordo com a atividade exercida – casa de shows”, alerta a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

Além disso, segundo a corporação, havia algumas pendências no quesito segurança, como ausência de iluminação fosforescente na saída de emergência, escada que dá acesso ao mezanino em desacordo com as normas de segurança estabelecidas pelo CBMPE e altura de corrimão do mezanino com altura inferior ao que a regra exige (1,10 m).

Segundo local visitado pelos órgãos nesta quinta-feira, o Bar do Caboclinho também não possuía o alvará e foi notificado. Ao contrário do Planeta Show, não precisou ser interditado já que apresentou as condições necessárias de segurança. “Como as vistorias são realizadas de forma conjunta, entendemos que o local precisa de poucos ajustes em relação à segurança, o que não inviabiliza o seu funcionamento”, destacou o Tenente Coronel do CBMPE, Antônio Sabino. Apesar disso, o Caboclinho foi notificado pelos dois órgãos: a Secon intimou o proprietário a comparecer, nesta sexta-feira (10), na 5ª Gerência Regional para solicitar o documento e o CBMPE determinou a instalação de iluminação na saída de emergência.

Desde o início do ano, a Secon e o Corpo de Bombeiros já fiscalizaram 25 imóveis, sendo 14 casas noturnas e 11 espaços infantis. Cinco estabelecimentos foram interditados por falta de segurança e/ou ausência de alvará e outros 11 notificados.