NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.13 - 16h32

Secretário de Esportes participa de audiência pública sobre os campos de várzea

[caption id="attachment_34024" align="alignnone" width="680"] Durante encontro na Câmara de Vereadores, George Braga anuncia diagnóstico sobre a situação dos equipamentos. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

O secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga, participou, na manhã desta quinta-feira (9), de audiência pública com o tema “Programa de Preservação, Revitalização e Tombamento dos Campos de Futebol de Várzea em Recife”. Proposto pelo vereador Almir Fernando (PC do B), o encontro aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, reunindo lideranças comunitárias e o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-PE, Roberto Roma.

Na reunião, o secretário anunciou a realização de um mapeamento sobre a situação dos campos de várzea no Recife. “É um tema de grande interesse do prefeito Geraldo Julio. Já fizemos o diagnóstico de 33 espaços, vamos verificar a quem eles pertencem e elaborar o orçamento das intervenções necessárias”, explicou Braga.

Além disso, junto com a Secretaria de Turismo e Lazer, a pasta de Esportes e Copa do Mundo vai articular um projeto de adoção dos campos de várzea pela iniciativa privada. “Não basta reformar e melhorar os equipamentos. É preciso cuidar da manutenção, que tem custo muito alto”, destacou George. Uma vez revitalizados, os campos poderão servir também para a expansão dos programas esportivos gerenciados pela Prefeitura do Recife, como o Segundo Tempo e o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

O vereador Almir Fernando convocou a audiência pública com o objetivo de discutir a preservação dos campos de várzea. Ele apresentou um projeto de lei para estimular o tombamento e desapropriação dos espaços. “Muitos deles estão sendo extintos para possibilitar a construção de conjuntos habitacionais e unidades de saúde. Reconheço a importância dessas obras, mas é preciso garantir a existência dos campos”, alertou Almir.