NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.14 - 18h13

Maria da Penha vai à Escola leva discussões sobre gênero para dentro das unidades de ensino

[caption id="attachment_45748" align="alignleft" width="680"] A ação tem início nesta segunda (12) com oficinas para professores e alunos do 2° e 3° ano. (Foto: Ivanildo Francisco/ PCR)[/caption]

A campanha Maria da Penha vai à Escola: Construindo a Igualdade foi lançada, pela Secretaria da Mulher, nesta sexta-feira (9), no auditório Capiba, na sede da Prefeitura do Recife. A ação tem início nesta segunda-feira (12), com formações de gênero, através de oficinas lúdico-pedagógicas, para professores e alunos. O objetivo é promover uma cultura de igualdade de gênero e a prevenção da violência contra a mulher dentro e fora dos colégios. As intervenções serão, inicialmente, em 36 escolas com alunos do 2° e 3° ano, com idades de 8 a 11 anos. Até o final do ano, 67 unidades serão beneficiadas.

Na solenidade, foram convidados para compor a mesa a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, o secretário de Educação, Valmar Corrêa, a representante do Departamento de Polícia da Mulher, Marluce Ferreira, a conselheira da mulher, Josineide Menezes, a vereadora do Recife, Isabella de Roldão e a secretária da mulher de Pernambuco, Cristina Buarque. Em sua fala, Sílvia ressaltou a importância da ação para promover a igualdade de gênero. "Nós queremos trabalhar com as crianças, com a comunidade escolar a prevenção da violência. Isso é muito importante. Prevenir a violência contra a mulher, preconceitos e discriminações. Queremos construir uma sociedade mais igual para homens e mulheres. E, com isso, pretendemos que esta ação esteja sempre na pauta, na grade curricular das escolas", disse.

Maria da Penha vai à Escola prevê a criação de uma agenda permanente de formação de gênero para os alunos. Além disso, haverá circuitos de diálogos, reuniões avaliativas e oficinas temáticas com os professores, gestão escolar e o pessoal de apoio. Segundo o secretário de Educação, Valmar Corrêa, com as oficinas, os professores estarão mais preparados para orientar seus alunos sobre questões de raça e gênero. "Nada melhor do que começar o projeto com crianças. Essa equipe da Secretaria da Mulher vai nos permear de informação para que a gente possa trabalhar os alunos, professores e levarmos estes temas para a comunidade. É possível ver, até o final do ano, a bandeira de paz que estamos plantando de cidadãos que se respeitam", afirmou.

Serão quatro encontros em cada unidade escolar e quatro escolas por dia. Para Rosa Helena, vice-gestora do colégio municipal Sede da Sabedoria, no bairro de Santo Amaro, começar a discutir esses temas desde cedo é de fundamental importância. "Precisamos discutir também o enfrentamento à violência que vem dos muros de fora da escola. Com o tempo, os meninos e meninas vão começar a rever a questão da violência, tanto dentro de casa como no ambiente escolar", finalizou. A campanha conta ainda com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Comunicação, Saúde e Segurança Urbana. A Unicef e diversas organizações não governamentais participam da ação.