NOTÍCIAS

| 09.05.14 - 17h51

Menos da metade do público alvo foi vacinado contra gripe no Recife

Meta é vacinar 80% do grupo prioritário

Menos de 50% do público alvo foi vacinado no Recife, durante a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Até a tarde desta sexta-feira (9), pouco menos de 140 mil pessoas foram imunizadas, na Capital. O objetivo inicial da Secretaria Municipal de Saúde era vacinar cerca de 340 mil pessoas, entre os dias 22 de abril e 9 de maio. A vacina ficará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município até atingir 80% do grupo prioritário.

A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reforça a importância da imunização. “A vacina garante proteção, sobretudo, durante o período em que aumentam os casos de gripe, que é agora no inverno. E precisa ser renovada todos os anos”, afirmou Jailson. Ainda de acordo com o secretário, não há motivos para temer qualquer reação à imunização. “A vacina pode provocar pequenas reações. Algumas pessoas podem sentir o corpo esquentar e dor local, mas isso não é comparável àquilo que seria o risco de uma doença grave causada por vírus da gripe”, completou o secretário.

O principal objetivo da Campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população. A vacina está disponível em todos os postos e unidades de saúde, e protege contra três tipos diferentes do vírus influenza, incluindo o H1N1.