NOTÍCIAS

Saúde | 09.05.17 - 18h41

Jornada de Saúde Bucal do Recife reúne profissionais da área para discutir cuidados em bebês

img_alt

Programação faz parte da III Semana do Bebê do Recife e acontece até esta quarta (10). (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Profissionais da rede de saúde bucal do Recife e alunos da Residência em Odontologia do município participaram na tarde desta terça-feira (9) da abertura da I Jornada de Saúde Bucal para Bebês do Recife. O evento, que faz parte da III Semana do Bebê, da Prefeitura do Recife, acontece até amanhã no Centro Paulo Freire na Madalena, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à saúde bucal da criança. Nesta quarta (10), os participantes assistirão a quatro palestras.

A programação será retomada às 8h de amanhã, sobre Tratamento odontológico em Oncopediatria, e, em seguida, Pré-natal odontológico. À tarde, serão tratados os assuntos Lesões orais na primeira infância e Odontologia e Microcefalia.

Hoje, os participantes assistiram a palestras sobre Terapêutica Medicamentosa em Odontopediatria e Manejo do Paciente Infantil frente o tratamento odontológico. Durante a solenidade de abertura, a gerente de Atenção Básica do Recife, Ana Sofia, destacou a importância do evento para o acolhimento das crianças. “Entendemos que a Saúde Bucal é parte fundamental da integralidade na Saúde da Família, então, o objetivo da Jornada é chamar atenção para os cuidados integrais que temos com o bebê”, afirmou.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Juliana Couto, as alterações bucais na primeira infância são frequentes e influenciam em processos essenciais para o desenvolvimento dos bebês, como, por exemplo, o aleitamento materno. Segundo ela, o acompanhamento deve começar ainda durante o pré-natal. “Porque é durante a formação do bebê que podem acontecer as alterações. Durante a puericultura, logo após o nascimento, o profissional pode identificar problemas que podem interferir na sucção ou amamentação, por exemplo”, explicou. “É por isso que o cuidado deve começar de forma precoce, para evitar maiores danos orais da criança.

Semana do Bebê – Nesta sexta (12), a partir das 13h30, na Upinha Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, haverá uma atividade ligada à Saúde Bucal, com mulheres do Grupo de Bebês. Vai haver palestra sobre amamentação e oficina de shantala com crianças de 0 a 3 anos.