Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 09.05.22 - 19h25

Prefeitura do Recife está construindo nova sede para a Escola Municipal Jardim Uchôa

img_alt

Construção do novo prédio tem investimento avaliado em R$1,3 milhão e ampliará em 83% o número de vagas ofertadas, saindo de 280 matriculados para cerca de 520 alunos (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Um sonho antigo do bairro de Areias vem se tornando realidade. A construção da Escola Municipal Jardim Uchôa segue a todo vapor para reerguer no local abandonado há mais de 10 anos, um equipamento novo e de qualidade para as crianças que vão estudar. E para garantir a celeridade da entrega, o prefeito do Recife, João Campos, visitou as futuras instalações na manhã desta segunda-feira (9). A nova sede da unidade está sendo construída em um terreno com área total de 742,07m².  Ao todo, a área ocupará 466,37m² do espaço. O valor previsto de investimento é de R$1,3 milhão e o prazo para conclusão da obra é de 240 dias. Com o novo prédio, a Secretaria da Educação ampliará em 83% o número de vagas oferecidas, saltando de 280 matriculados para ofertar cerca de 520 vagas.

 

“A gente está aqui vistoriando as obras da Escola Municipal Jardim Uchôa onde existia um um prédio antigo, que foi condenado há muitos anos. Depois ele foi demolido e a gente iniciou as obras no final do ano passado. As obras seguem em ritmo acelerado. Aqui será uma escola completamente nova e a gente vai inaugurar ela já nos próximos meses, garantindo o funcionamento de qualidade para toda a região aqui de Areias. Vamos seguir fortalecendo a nossa educação e levando acesso mais oportunidades de vagas com maior qualidade, um foco da Prefeitura do Recife”, declarou o prefeito João Campos.

 

Desde o final de 2021, a Prefeitura resgatou o sonho e o direito das crianças de estudarem em um local digno. Os pouco mais de 280 alunos que estudam provisoriamente no Centro Social Urbano (CSU) de Areias, desde que a antiga estrutura da escola foi condenada há mais de 10 anos, vão para a nova estrutura assim que for inaugurada pela gestão. Novas matrículas serão abertas e o número de vagas ofertadas passará para 520. Um aumento de 83% na instituição de ensino. Uma forma de fortalecer a educação na região.

 

Moderna, mais ampla e buscando trazer ainda mais conforto para os estudantes, pais e profissionais, a estrutura da nova sede da escola contará com cinco salas de aula, sala de informática, biblioteca, refeitório, sala dos professores, coordenação, diretoria, banheiros acessíveis, despensa, área de serviço e cozinha. Atualmente, a unidade de ensino conta com 14 turmas, divididas entre o Grupo V e o 5º ano, acolhendo 235 estudantes da região.

 

“É sempre muito importante entregar aos nossos estudantes um ambiente escolar moderno, acolhedor e de qualidade. É isso que buscamos realizar em todas as nossas obras, sejam elas de requalificações, ampliações ou nas construções que iniciam do zero. Esta nova sede vai fazer a diferença para a comunidade e poderá atender ainda mais crianças, reforçando que a nossa prioridade é manter nossos jovens dentro da sala de aula”, disse Fred Amancio.

 

A construção da nova escola representa esperança para a agente de Saúde, Magali de Barros, 70 anos. Ela é avó de Vinícius de Barros, 4 anos, que hoje estuda longe de casa, por não ter uma instituição de ensino mais perto. “Eu estava aqui refletindo que essa construção aí é uma vitória para os moradores. Esperamos muitos anos por isso. É muito bom para a comunidade. Meu neto não vê a hora de estudar aqui perto”, compartilhou.

 

Também feliz com o feito que vem se concretizando, a ativista social Dalva Barbosa, 66 anos, comemora o ritmo com que a obra da escola avança. “Aqui é uma área de muita necessidade. Temos muitas crianças e saber que elas vão poder estudar aqui, é ver um sonho se realizando. Um sonho que a gente sabia que ia se realizar, mas eu não imaginava que ia ser tão rápido”, surpreendeu-se.