NOTÍCIAS

Cultura | 09.06.11 - 12h33

Artistas homenageados emocionam o público na abertura do São João do Recife

Show foi realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. 

Por Flora Noberto

O Quinteto Violado e Terezinha do Acordeon foram as grandes estrelas da noite de abertura do São João do Recife 2011, realizada ontem (08) pela Prefeitura do Recife, no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu. Os artistas homenageados dos festejos juninos emocionaram o público numa bela apresentação junto a Orquestra Sinfônica do Recife. 

O Teatro Luiz Mendonça esteve lotado e viveu uma grande noite de evocação a música nordestina. A apresentação foi acompanhada por cerca de 700 pessoas. “Devido à previsão meteorológica que indicava a possibilidade de chuvas, o show foi realizado no teatro fechado, com distribuição gratuita de ingressos. Durante os festejos juninos, o Parque Dona Lindu receberá novos shows com palco aberto para o pátio”, afirmou o Secretário de Cultura, Renato L.

Com repertório de sucessos de carreira do Quinteto Violado e clássicos como “Asa Branca” e “Que nem jiló”, o show empolgou a plateia, que em certos momentos batia palmas e cantava junto. Teve gente até que se levantou das cadeiras para dançar. Foi o caso de Aldo e Neide Rufino, casal já bastante conhecido por dançar nos shows gratuitos promovidos pela Prefeitura do Recife. Por engrandecer o espetáculo, a dupla foi chamada ao palco e arrancou aplausos da plateia.

Outro momento de grande emoção foi a interpretação de músicas do paraibano Geraldo Vandré como “Hora de Lutar” e “Canção da Despedida”. “Eu adorei quando o Quinteto e a Orquestra Sinfônica cantaram Vandré, pois lembrou o meu tempo de faculdade”, afirmou a aposentada Elza Maria da Silva. Já a sua colega, Geraldina Andrade, gostou dos momentos dedicados a clássicos de Luiz Gonzaga: “Eu achei maravilhoso quando cantaram ‘Asa Branca’. Foi lindo”.

O show da abertura do São João também proporcionou um momento ímpar para o advogado Manoel Damião da Rocha e sua esposa, Maria da Conceição da Rocha. “Foi a primeira vez que entrei neste novo teatro. O show foi ótimo, a mistura da orquestra com o Quinteto Violado e Terezinha deu muito certo”, elogiou o advogado, morador de Setúbal.

A comerciante Mera Rolim foi mais uma que saiu do show com sorriso no rosto. “A apresentação foi maravilhosa. Já acompanhamos a carreira do Quinteto Violado há muitos anos, desde o início quando se apresentavam em bares”, afirmou. Mera estava acompanhada das irmãs Eliete Rolim e Edlane Rolim. “Chegamos aqui às 17h30, fomos umas das primeiras da fila para pegar os ingressos”, detalhou a comerciante, que mora em Boa Viagem.

A abertura do São João do Recife foi acompanhada pelo Chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente; pelo Secretário de Cultura Renato L; pelo secretário de Turismo, André Campos; pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, entre outras autoridades da gestão municipal. A classe artística também prestigiou o show. Josildo Sá, Santana, Nena Queiroga, Roberto Cruz, Geraldinho Lins, Rogério Rangel, Dudu do Acordeon, Benil, Marrom Brasileiro e Gerlane Lopes foram alguns dos que marcaram presença na largada do Ciclo Junino do Recife.