Curso de libra para professores e familiares de surdos-mudos
A formação abrange aproximadamente 120 pessoas, em quatro turmas e diferentes horários, com carga horária de 40 horas.
Destinados a professores da rede pública e a familiares de crianças com problemas de surdez, estão sendo realizados quatro cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), no Centro de Formação de Professores Paulo Freire e no Centro Administrativo Pedagógico (CAP). A formação abrange aproximadamente 120 pessoas, em quatro turmas e diferentes horários, com carga horária de 40 horas. O objetivo é facilitar a plena comunicação de pedagogos e familiares com o grupo social portador de deficiência (surdos-mudos).
Promovidos pela Prefeitura do Recife e Secretaria de Educação Esporte e Lazer, os cursos do Centro de Formação de Professores Paulo Freire, à Rua Real da Torre, 299, Madalena, estão sendo realizados às segundas e quartas-feiras, das 18 às 20h, e às terças e quintas-feiras, no mesmo horário. Já os do Centro Administrativo Pedagógico (CAP), à Rua Matias Teves, Ilha do Leite, são aos sábados. Um das 8h às 12h, outro das 13h30 às 17h30. Há três cursos de nível básico e um de nível intermediário.
As quatro formações estão sendo ministrados por instrutores em Libras, enfatizando a estrutura linguística, conceitos básicos, leitura em Libras, construção de referenciais de tempo, pessoas, objetos e lugar, entre outros conteúdos. A metodologia prevê a utilização de material impresso e construção de diálogo, atendendo a estrutura da Língua Brasileira de Sinais.