NOTÍCIAS

| 09.06.11 - 19h21

Experiência do Samu Recife em resgate aeromédico é apresentada em curso no Maranhão

Capital pernambucana oferece o serviço desde 2007

Por Larissa Correia

O coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, foi um dos destaques do I Simpósio de Atualização em Reanimação Cardiorrespiratória, realizado ao longo desta quinta-feira (09) em São Luís (MA). O evento ocorreu na Sala de Treinamento da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Além de palestrante, o especialista foi instrutor de dois minicursos sobre resgate aeromédico. Em um deles, o foco foi o transporte interhospitalar
e a atuação do profissional de saúde em atendimento com suporte de aeronave. No outro, o gestor abordou a atuação clínica nas chamadas operações de assalto, que exigem rápido embarque e desembarque do helicóptero, e o papel do enfermeiro na assistência aeromédica.

O resgate aeromédico é um facilitador para atendimentos de emergência, um reforço que deve ser usado o maior número de vezes possível”, comentou o profissional. Por sua experiência em atendimento com viatura aérea, Leonardo Gomes foi um dos especialistas convocados pelo Ministério da Saúde para ajudar no resgate de vítimas das chuvas na região serrana no Rio de Janeiro, em janeiro passado. Ele ficou cerca de uma semana instalado em Nova Friburgo, uma das cidades mais atingidas pela intempérie, onde atuou no atendimento de pessoas e na reorganização dos serviços de saúde da região.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Recife é um dos poucos da rede nacional a contar em sua frota com um helicóptero. O equipamento foi disponibilizado graças a um convênio feito pelo Governo Federal e a Prefeitura do Recife em 2007. O Município foi o segundo a fechar o convênio com a proposta, atrás apenas de Curitiba.