Prefeito João da Costa prestigiou abertura do Ciclo Junino 2012 no Sítio Trindade
Muito forró e tributo a Gonzagão marcaram a abertura dos festejos juninos do Recife
Começou, na noite desta sexta-feira (08), o São João do Recife 2012. A abertura oficial da festa, que aconteceu no Sítio Trindade, regado com muita animação e forró, é claro, foi prestigiado pelo prefeito João da Costa e pela primeira-dama Marília Bezerra, acompanhados por vários representantes do secretariado municipal. Também passaram por lá o deputado federal, Fernando Ferro e os vereadores Aerto Luna, Menudo e Vicente André Gomes.
A festa contou com diversas atrações, mas o ponto alto foi o tributo ao centenário de Luiz Gonzaga, homenageado desta edição do Ciclo Junino do Recife. “É quase uma obrigação de todos que fazem a cultura pernambucana homenagear os cem anos de Gonzaga e reavivar a sua obra. Qualquer cidadão entende e percebe a importância de reverenciar esse mestre da cultura brasileira”, afirmou João da Costa.
Quem estreou o palco do Sítio foi a Orquestra Sanfônica de 8 Baixos de Santa Cruz do Capibaribe, animando crianças e adultos. E já no começo, dava pra ver que a festa ia ser bonita. “Temos muita satisfação em ver um São João preparado com todo carinho. Os cuidados vão desde a cenografia até a programação que zela a preservação da tradição cultural. Tudo isso pra fazer a população se divertir”, comentou a secretária de Cultura, Simone Figueiredo. “É uma honra fazer parte de uma equipe que realiza essa festa tão linda”, completou o Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, André Brasileiro.
A segunda apresentação da noite foi dedicada ao mestre do forró, Luiz Gonzaga, pelo centenário do seu nascimento. Sob a direção do sanfoneiro e ex-parceiro de Luiz Gonzaga, Gennaro, o espetáculo contou a participação de Maciel Melo, Irah caldeira, Cristina Amaral, Quinteto Violado, Silvério Pessoa, Camarão, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon, Issar, Fim de Feira, Silvério Pessoa, Jurandy da Feira, Geraldo Maia e Luizinho Calixto, Maestro Duda, Vinicíus Sarmento e Marcelo Caldi.
Juntos, todos esses artistas fizeram o Rei do Baião reviver, cantando músicas de diversas fases da sua carreira. “Nós parabenizamos a Prefeitura do Recife pela quantidade de homenagens a Gonzaga. A grande qualidade disso é fazer chegar às gerações mais jovens todo o talento e legado desse excelente músico que o mundo conheceu. A sonoridade do Quinteto Violado foi definida pela música de seu Luiz e é a ele que a gente deve os 40 anos bem sucedidos da nossa carreira”, conta Marcelo Melo do Quinteto Violado.
O repertório que fez o povo cantar e dançar, começou com Asa Branca, Ovo Azul e Marimbondo, sem esquecer A morte do Vaqueiro, Pé de Serra, Xote das Meninas, Pagode Russo e Respeita Januário. “Tem como não sentir orgulho de fazer parte de um momento como esse? Temos aqui muitos artistas importantes fazendo uma homenagem linda a alguém que merece muito. Além disso, Recife hoje é um exemplo de cidade que faz cultura de verdade e eu fico feliz por fazer parte dessa cidade também”, festejou Terezinha do Acordeon.
Depois desse grande show, quem herdou o palco foi Alcymar Monteiro com a fácil missão de fazer o público continuar dançando e encerrar a festa com seus grandes sucessos. A programação de São João do Recife está apenas começando. Confira as atrações e os polos juninos no site www.recife.pe.gov.br .