Diretores e vice-diretores das escolas do Recife tomaram posse nesta segunda
Os 406 diretores e vice-diretores de 203 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife tomaram posse na manhã desta segunda-feira (9), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Os gestores foram eleitos no último dia 21 para um mandato de três anos, para gerir as unidades de ensino e colocar em prática os Planos de Gestão Escolar. Eles foram empossados pelo secretário de Educação, Jorge Vieira.
Uma das presentes nesta segunda foi Naedva Burgos, diretora da escola Zumbi dos Palmares, em Brasilit. Ela está há 26 anos na Rede Municipal de Ensino e há 16 anos como diretora da mesma escola. "É um privilégio estar conduzindo uma escola onde sempre sou reeleita. Ser diretora é uma responsabilidade muito grande com todos os segmentos que participam da escola: alunos, pais, professores, funcionários e comunidade. Trabalhamos conjuntamente com a Secretaria de Educação visando a melhoria da qualidade da educação", afirmou. Durante todos esses anos, Naedva acompanha a evolução das unidades de ensino. "Em 1988, quando entrei na rede, o material do professor era apenas o giz e o quadro verde, enquanto o aluno só tinha um caderno e um lápis. Hoje os meninos têm tablet e aprendem robótica, e os professores têm notebook, datashow e outras tecnologias que facilitam nosso trabalho", observou a diretora.
O secretário de Educação, Jorge Vieira, parabenizou todos os eleitos e a Comissão Eleitoral, por ter conduzido todo o processo de forma transparente. "Vocês diretores é que estão no dia a dia das escolas, vendo os problemas de perto. Há escolas que têm a mesma estrutura e apresentam resultados diferentes. Isso é o dedo da gestão, por isso o papel de vocês é tão importante", ressaltou o secretário. Jorge Vieira pediu a união de todos para que a Rede Municipal dê um salto de qualidade. "Nosso desafio é grande. Precisamos melhorar muito e rapidamente. Queremos que Recife chegue em 2020 como uma das cidades com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do País", declarou.
Durante o evento, foram feitas reflexões sobre o que é ser gestor, quais são as responsabilidades do cargo e como se pode construir uma gestão democrática e participativa. Além dos diretores e do secretário, também participaram da solenidade a secretária executiva de Gestão da Rede, Danielle Freitas, o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Moraes, o secretário executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, o secretário executivo de Administração e Finanças, José Antônio Leite, a gerente geral de Gestão da Rede, Rossana Albuquerque, a gestora da unidade de Gestão de Rede, Renata Jatobá, o assessor jurídico Leonardo Magalhães, os vereadores Carlos Gueiros e Isabela Roldão, além de Ivaneide Paulino Tavares, membro da Comissão Eleitoral e do Conselho Municipal de Educação.
O resultado da eleição foi divulgado no Diário Oficial do Município do último dia 29. Participaram do processo eleitoral os alunos com 11 anos ou mais, servidores do quadro efetivo das unidades de ensino, professores, pais ou responsáveis e representantes do conselho.
Ainda haverá eleições em 21 escolas por problemas de documentação, dificuldade de composição de comissão eleitoral, entre outros. Nessas unidades, os diretores atuais continuam na gestão até que haja eleição, conforme calendário a ser divulgado pela Secretaria de Educação.