NOTÍCIAS

| 09.06.14 - 09h21

Secretaria de Saúde do Recife define últimos detalhes dos serviços para Copa 2014

As ações começaram em 22 de junho e vão durar até o dia 3 de julho. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Mais de 100 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife participaram, na tarde desta sexta-feira (6), da última reunião antes da Copa do Mundo. As ações iniciadas desde o dia 22 de maio, com o trabalho das equipes de Vigilância Epidemiológica, vão se estender até o dia 3 de julho. O plano compreende também as Vigilâncias Sanitária, Ambiental e SAMU. Durante o encontro, foi apresentado como será o funcionamento de sete unidades – entre elas as policlínicas e maternidades – que estarão abertas 24 horas para atendimento. Na Policlínica Lessa de Andrade, o Ambulatório do Viajante foi montado para receber os turistas com informações e procedimentos sobre transmissão de doenças.

A secretária Executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte, explicou que a maior preocupação da rede de saúde são as doenças que podem ocasionar surto. “Nossas equipes estão capacitadas para identificar picos de influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente”, falou. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará disponível para captação e resposta aos surtos e epidemias, por meio do número 9488 6375.

Nos locais considerados como portas de entrada, como Porto, Aeroporto e TIP, haverá reforço de profissionais com ações de prevenção. “O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife aplicou mais de 6 mil doses de vacinas, contra Tríplice Viral, Hepatite B e Influenza, nos profissionais que vão ter contato com os visitantes”, informou Cristiane Penaforte. Agentes Redutores de Danos vão fazer abordagens em locais de maior concentração de pessoas, onde serão montados postos de testagem rápida para a HIV e Sífilis.

Um esquema especial foi montado nas maternidades Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques para atender as mulheres vítimas de violência. As quatro policlínicas do Recife, além de funcionarem como Unidades de Pronto Atendimento, ainda ofertarão serviço de desintoxicação de álcool e outras drogas.

O SAMU vai prestar assistência à população com 28 viaturas em 15 bases instaladas no Recife, seis delas funcionarão no período da Copa - Porto do Recife, Aeroporto, Parque Dona Lindu, TIP, Sítio da Trindade e Upinha 24h do Córrego do Jenipapo. O serviço vai contar com intérpretes (inglês) para facilitar a comunicação com estrangeiros. Um hospital de campanha vai funcionar no Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, próximo à Arena Pernambuco.