Vigilância Sanitária do Recife interdita laboratório de análise de água
A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com a Delegacia do Consumidor, interditou na manhã desta terça-feira (09), o Laboratório de Análise Ambiental e Produtos Alimentícios Ltda (LAAPA), no Engenho do Meio. O laboratório realiza análises de água utilizada para hemodiálise e para a produção de alimentos em estabelecimentos comerciais. Entre as irregularidades, estavam a ausência de licença sanitária e inadequações na infraestrutura para o funcionamento desse tipo de serviço.
Foram encontradas amostras para análise dentro de isopor, apoiado diretamente no chão, e outras amostras microbiológicas sem embalagem, dentro de freezers. Para a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz, o laboratório deve estar devidamente regulamentado na Visa e ter o máximo de cuidado com a exposição das amostras para análise. “Prestar serviços a saúde da população é coisa muito séria. Tudo deve obedecer as normas sanitárias”, ponderou a gerente.
A fiscalização aconteceu após a Vigilância suspeitar de documento fornecido recentemente a uma das lojas da rede Habib’s. No laudo de análise da água consta dados falsificados, que foram percebidos pela vistoria da Visa. A empresa é credenciada na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – Reblas, mas não foi encontrado, no local, autorização de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária do Recife.
O proprietário do estabelecimento vai responder a processo administrativo-sanitário e poderá pagar multa, que varia de R$ 40 a R$ 400 mil, além de responder criminalmente também na Delegacia do Consumidor por várias irregularidades, entre elas falsificação de documentos.